A força-tarefa para retomar a normalidade na operação da sonda Voyager 1 avançou. Em nota divulgada à imprensa recentemente, a NASA anunciou que o equipamento agora coleta dados científicos de todos os quatro instrumentos. Mesmo assim, o trabalho de reparo ainda não terminou.
- Quais planetas já foram explorados por missões espaciais?
- O que faz um astronauta no espaço?
- Tecnologias que você usa e que foram criadas para a exploração espacial
Avanço no reparo da Voyager 1
A solução dá sequência aos esforços para retomar a operação integral da sonda. Em novembro de 2023, a NASA identificou um problema que resultou na transmissão de dados científicos e de engenharia corrompidos aos pesquisadores . Contudo, a Voyager 1 não se desconectou por completo e ainda recebia comandos remotamente.
Na sequência do trabalho, em fevereiro de 2024, a equipe do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA revelou que a falha se encontrava no subsistema de dados de voo (FDS, em inglês) , um dos computadores de bordo da espaçonave. Esse recurso é utilizado para agrupar os dados de engenharia e ciência para enviá-los para a Terra.
-
Siga o Canaltech no Twitter
e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.
-
A solução parcial aconteceu em abril de 2024, quando a sonda voltou a transmitir informações de engenharia , como informações sobre a saúde e o status do equipamento. Só em maio que, segundo a NASA, a equipe iniciou a segunda etapa do reparo e conseguiu enviar um comando para coletar dados científicos.
Ainda assim, apenas dois dos quatros instrumentos científicos funcionaram com normalidade. Contudo, essa realidade já foi alterada: a agência informou nesta semana que todos os equipamentos usados para estudar ondas de plasma, campos magnéticos e partículas voltaram a retornar dados científicos utilizáveis.
Ainda há trabalho pela frente
Apesar da retomada da operação, o trabalho não foi encerrado. “Os engenheiros irão ressincronizar o software de cronometragem nos três computadores de bordo da espaçonave para que possam executar comandos no momento certo”, disse a NASA em nota à imprensa. “A equipe também fará manutenção no gravador digital, que registra alguns dados do instrumento de ondas de plasma enviados à Terra duas vezes por ano.”
Ainda de acordo com a agência, a Voyager 1 e a Voyager 2 são os únicos equipamentos que coletam amostras diretamente do espaço interestelar. As sondas gêmeas foram lançadas em 1977 e são consideradas as espaçonaves com o maior tempo de operação.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Caixa da JBL sobrevive após 25 dias embaixo da lama no RS
- 5 motores de carros mais resistentes do mundo
- 🚨 DESCONTÃO | Compre Galaxy S24 Ultra de 512 GB em oferta imperdível
- PlayStation 5 não tem jogo em 2024 e culpados são finalmente revelados
- 12 aplicativos antigos que ainda existem e funcionam
- Confirmado: rotação do núcleo da Terra está ficando mais lenta