Conhecida pela sua beleza natural exuberante, a cidade do Rio de Janeiro é a mais procurada para servir de locação para filmes e séries nacionais e internacionais. Dados da Rio Film Commission, órgão da Secretaria Municipal de Cultura, mostram que em 2023 foram registradas 7.885 diárias de filmagem na capital carioca, 485 a mais do que em Paris.
- 2023 e o ano em que o audiovisual brasileiro brilhou
- Dia do Cinema Brasileiro | Como é fazer filmes no Brasil?
A título de comparação, São Paulo, a segunda cidade brasileira mais usada como cenário de filmes e séries, teve somente 4.895 diárias de filmagens. Veja na lista abaixo, as cidades mais procuradas:
- Rio: 7.885 diárias
- Paris: 7.400 diárias
- Cidade do México: 7.876 diárias
- São Paulo: 4.895 diárias
- Lisboa: 1.309 diárias
Entre os locais mais escolhidos do Rio estão ruas, praias, parques, praças e até o subúrbio, como o bairro Marechal Hermes, que fica na Zona Norte e foi o terceiro mais procurado, perdendo apenas para o Centro e o Flamengo.
-
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/
-
O levantamento da Rio Commission ainda mostra que 26 produções internacionais pediram autorizações para gravarem 258 diárias de filmagem no ano passado. Entre os países que mais buscam o Brasil estão Estados Unidos, França e Áustria. Os três optaram pelos seguintes cenários; Avenida Atlântica, em Copacabana, Aterro do Flamengo e as praias de Copacabana, Leme, Grumari e Ipanema.
Entre os parques públicos, os que mais fazem sucesso são o do Flamengo, a Quinta da Boa Vista, a Praça Mauá e o Largo das Neves, em Santa Teresa.
Investimento no audiovisual
Todo esse sucesso do Rio de Janeiro não é à toa. Em 2022, a prefeitura da cidade criou o cash rebate, um mecanismo no qual uma porcentagem do orçamento (de 30 a 35%) das produções retorna para aquelas que escolhem a capital carioca como locação. Para isso, o contrato precisa ser firmado por meio de uma produtora carioca.
Além disso, em 2023 a RioFilme investiu R$ 61,3 milhões no audiovisual, provando o empenho em tornar o nosso país uma potência nessa área.
Rio de Janeiro nas telonas
Um dos últimos filmes de sucesso a usar a capital carioca como cenário foi Godzilla e Kong: o Novo Império , do diretor Adam Wingard. A trama foi ambientada entre os prédios da Avenida Atlântica, da Avenida Chile, e também no Centro e na Rua Francisco Muratori, em Santa Teresa. Quem também aparece no filme são os tradicionais Arcos da Lapa destruídos pelas criaturas gigantes.
Aqui no Brasil, o Rio aparece em diversas produções como o longa O Primeiro Natal do Mundo , na série da Netflix Cidade Invisível e na do Prime Video, Toda Família Tem .
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- ChatGPT fora do ar? Chatbot de IA tem problemas nesta segunda (17)
- 7 alternativas ao ChatGPT gratuitas
- 30 sites e apps de IA grátis similares ao ChatGPT
- Duolingo libera aulas de música e matemática em português
- Caixa da JBL sobrevive após 25 dias embaixo da lama no RS
- As 50 piadas mais engraçadas do Google Assistente