No último sábado (15), uma microexplosão atingiu o município de São Luiz Gonzaga (RS). Cerca de 1.200 casas, quatro escolas, dois postos de saúde, o prédio da Secretaria Municipal da Saúde, o Museu Arqueológico e estabelecimentos comerciais foram destelhados devido aos ventos fortes.
- Por que o RS está alagado? Entenda a causa das inundações
- Inmet alerta para “grande perigo” no RS; nível do Guaíba sobe
A Sala de Situação do Estado classificou o fenômeno como uma microexplosão, que envolve a “intensa instabilidade associada a uma frente-fria estacionária, juntamente com o fluxo de umidade do norte do país”. O fenômeno acontece quando existem tempestades intensas com descargas elétricas, granizo e muita água.
De acordo com a Defesa Civil do RS, uma equipe foi deslocada até a cidade no início da madrugada de domingo para apoiar a administração municipal.
-
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram
e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
-
A Brigada Militar, o Corpo de Bombeiros Militar e equipes da administração municipal se juntaram à Defesa Civil para atuar na cidade.
Microexplosão
A Defesa Civil explica que, quando a nuvem não suporta mais a quantidade de água, ela “despeja” toda essa quantidade significativa de chuva em direção ao solo, fazendo com que ocorra muita precipitação em pouco tempo, geralmente acompanhada de rajadas de vento que podem chegar a 150 km por hora.
“Levando-se em conta os tipos de danos ocorridos na cidade de São Luiz Gonzaga, e as imagens captadas do local pela Brigada Militar (14°BPM), a Sala de Situação do RS concluiu que foi um fenômeno dessa natureza que ocorreu na cidade”, conclui a Defesa Civil, em nota.
A instituição conta, também, que na noite de domingo chegaram itens de ajuda humanitária aos moradores, como colchões, cobertores, alimentos, roupas e kits de higiene e limpeza.
A Defesa também registrou que “uma pessoa se feriu enquanto tentava colocar lonas em sua residência, mas não há maiores (sic) informações a respeito da condição atual, no momento”.
Chuva no RS nos próximos dias
A previsão do tempo envolve chuva para os próximos dez dias nos extremos Sul e Norte do país. De acordo com o Metsul, a chuva deve acumular baixos ou escassos nos próximos dez dias na maior parte do Brasil, mas com volumes altos em estados como Rio Grande do Sul, Amapá e Roraima.
No Sul do Brasil, os três estados da região terão chuva em diferentes momentos ao longo desses próximos dez dias. Segundo a empresa, os menores acumulados devem ocorrer no Paraná e os mais altos no Rio Grande do Sul e em parte de Santa Catarina.
TEMPO | Veja a tendência de chuva para os próximos dez dias em todo o Brasil. ▶️ https://t.co/d2wGxwgyGb pic.twitter.com/Z1Tryb3Sig
— MetSul #AjudaRS (@metsul) June 18, 2024
A própria Defesa Civil também fez um alerta de chuva intensa com risco de alagamentos, ventos fortes e descargas elétricas e recomendou que, em caso de emergência, a população ligue para 190/193.
Diante de fatores como a microexplosão no RS, a orientação é buscar abrigo e não atravessar alagamentos a pé ou mesmo de carro. Também é recomendado pelos órgãos oficiais procurar informações junto à Defesa Civil da cidade.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Novo filme do Super Mario ganha data de estreia
- Câmara dos EUA aprova banimento de drones da DJI
- Por que o jogo da Banana virou um fenômeno no Steam?
- Exame de sangue de centenários revela segredos da longevidade
- Clone do Instagram da dona do TikTok aparece na Play Store
- Mario & Luigi: Brothership ressuscita RPG da Nintendo depois de quase uma década