Em homenagem aos 55 anos da TV Cultura, na última segunda-feira (17), a emissora começou a reexibir alguns programas clássicos da sua programação , como Castelo Rá-Tim-Bum e Mundo da Lua . A novidade, no entanto, ao invés de causar nostalgia, gerou repercussão negativa, após o público notar estranhas distorções nas imagens digitalizadas e aprimoradas por inteligência artificial.
- Castelo Rá-Tim-Bum completa 30 anos; saiba onde assistir
- Castelo Rá-Tim-Bum | Como estão os personagens hoje em dia?
Os comentários a respeito das imagens começaram a pipocar ainda na semana passada, quando foram veiculados os primeiros comerciais com cenas sobre a volta dos títulos na programação de 2024.
Infelizmente as expectativas sobre a "restauração" da TV Cultura não são das melhores.
Usaram IA pra expandir de 4:3 para 16:9 mas só no comercial já deu pra ver várias bizarrices na imagem, como essa no braço do Lucas.
Ao invés de se preocuparem tanto com a proporção, seria… https://t.co/y3bXTajtcF pic.twitter.com/GkMe9SvBJL-
— Nogy (@Canal90) June 14, 2024
Podcast Porta 101 : a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
-
Na ocasião, alguns usuários do X (antigo Twitter ) perceberam que os quadros de Mundo da Lua pareciam esquisitos na lateral, como se tivessem sido esticados para caber na proporção de 16:9. Em uma imagem, inclusive, é possível ver o braço de Lucas Silva e Silva (Luciano Amaral), protagonista de Mundo da Lua , estranhamente alongado.
Ontem, com a estreia da nova grade da emissora, mais pessoas parecem ter percebido estranhas distorções na telinha. Um usuário chegou a pontuar que Confissões de Adolescente estava com a imagem “torta” , enquanto outro destacou o tamanho desproporcional dos ombros do ator Luís Gustavo em cena.
O ombro do Luis Gustavo pic.twitter.com/Tsa2YHlIwl
— Henrique (@HenriqueRossi20) June 17, 2024
TV Cultura digitalizou e usou IA nos programas
Ao anunciar que reprisaria alguns de seus programas clássicos, a TV Cultura informou que eles haviam utilizado “ferramentas inovadoras’ para recuperar seus conteúdos, garantindo assim qualidade de som e imagem compatíveis as das melhores produções gravadas em 4K e 16.9.
Originalmente, programas como Mundo da Lua e Confissões de Adolescente foram gravados e exibidos na proporção de 4:3, sendo preenchidos por bordas pretas nas suas laterais. A utilização de IA nessas produções, portanto, seria uma forma de converter esse material para a proporção de 16:9, permitindo assim que sua imagem ocupasse toda a tela na horizontal
Ao que tudo indica, porém, o problema é que esse processo parece apenas ter esticado, muitas vezes de forma desproporcional, o material em questão. O que explica a sensação incômoda de alguns telespectadores durante as reexibições.
A programação especial pelos 55 anos da TV Cultura ficará no ar durante três meses e reprisará os programas O Mundo de Beakman , Confissões de Adolescente , Mundo da Lua , As Aventuras de Tintim e Castelo-Rá-Tim-Bum .
A emissora foi procurada pelo Canaltech para se manifestar sobre as críticas, mas até a publicação desta matéria ainda não havia se pronunciado sobre o assunto.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Por que o jogo da Banana virou um fenômeno no Steam?
- Instagram fora do ar? Usuários relatam instabilidade nesta terça (18)
- Câmara dos EUA aprova banimento de drones da DJI
- Novo filme do Super Mario ganha data de estreia
- Mario & Luigi: Brothership ressuscita RPG da Nintendo depois de quase uma década
- Clone do Instagram da dona do TikTok aparece na Play Store