Programas alterados com IA da TV Cultura causam repercussão por distorções
Paulinha Alves
Programas alterados com IA da TV Cultura causam repercussão por distorções

Em homenagem aos 55 anos da TV Cultura, na última segunda-feira (17), a emissora começou a reexibir alguns programas clássicos da sua programação , como Castelo Rá-Tim-Bum e Mundo da Lua . A novidade, no entanto, ao invés de causar nostalgia, gerou repercussão negativa, após o público notar estranhas distorções nas imagens digitalizadas e aprimoradas por inteligência artificial.

Os comentários a respeito das imagens começaram a pipocar ainda na semana passada, quando foram veiculados os primeiros comerciais com cenas sobre a volta dos títulos na programação de 2024.

Na ocasião, alguns usuários do X (antigo Twitter ) perceberam que os quadros de Mundo da Lua pareciam esquisitos na lateral, como se tivessem sido esticados para caber na proporção de 16:9. Em uma imagem, inclusive, é possível ver o braço de Lucas Silva e Silva (Luciano Amaral), protagonista de Mundo da Lua , estranhamente alongado.

Ontem, com a estreia da nova grade da emissora, mais pessoas parecem ter percebido estranhas distorções na telinha. Um usuário chegou a pontuar que Confissões de Adolescente estava com a imagem “torta” , enquanto outro destacou o tamanho desproporcional dos ombros do ator Luís Gustavo em cena.

TV Cultura digitalizou e usou IA nos programas

Ao anunciar que reprisaria alguns de seus programas clássicos, a TV Cultura informou que eles haviam utilizado “ferramentas inovadoras’ para recuperar seus conteúdos, garantindo assim qualidade de som e imagem compatíveis as das melhores produções gravadas em 4K e 16.9.

Originalmente, programas como Mundo da Lua e Confissões de Adolescente foram gravados e exibidos na proporção de 4:3, sendo preenchidos por bordas pretas nas suas laterais. A utilização de IA nessas produções, portanto, seria uma forma de converter esse material para a proporção de 16:9, permitindo assim que sua imagem ocupasse toda a tela na horizontal

Ao que tudo indica, porém, o problema é que esse processo parece apenas ter esticado, muitas vezes de forma desproporcional, o material em questão. O que explica a sensação incômoda de alguns telespectadores durante as reexibições.

A programação especial pelos 55 anos da TV Cultura ficará no ar durante três meses e reprisará os programas O Mundo de Beakman , Confissões de Adolescente , Mundo da Lua , As Aventuras de Tintim e Castelo-Rá-Tim-Bum .

A emissora foi procurada pelo Canaltech para se manifestar sobre as críticas, mas até a publicação desta matéria ainda não havia se pronunciado sobre o assunto.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!