O dia 19 de junho de 2024 marca um aniversário importante para o mundo dos games, já que é a data em que Counter-Strike completa 25 anos de existência. Uma das séries mais relevantes da história do gênero FPS online, o título começou sua história em 1999, mudando a forma como jogos do gênero eram vistos por milhões de pessoas.
Counter-Strike começou sua existência como um mod de Half-Life , game criado pela Valve e um dos mais revolucionários jogos de tiro em primeira pessoa. Criado por Minh “Gooseman” Le e Jess “Cliffe” Cliffe”, a modificação colocava um time de contra-terroristas e outro de terroristas trocando tiro em variados mapas.
A bomba foi plantada
Le já havia trabalhado anteriormente com o desenvolvimento de mods para Quake e começou o desenvolvimento da primeira versão de CS assim que o kit de desenvolvimento de Half-Life foi lançado pela Valve. Com a ajuda de Cliffe, que cuidava da comunidade do game e tinha contatos de desenvolvedores para criar mapas, o jogo começou a tomar forma. O tema de contra-terroristas foi escolhido devido ao interesse de Mihn Le por operações militares e jogos como Rainbox Six e Spec Ops .
-
Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube
, todo dia tem vídeo novo para você!
-
Após o lançamento do primeiro beta, o interesse da comunidade de jogadores em torno do mod cresceu, o que levou milhares de pessoas ao site “oficial” do projeto. Isso ajudava na continuidade de seu desenvolvimento, já que por conta dos anúncios presentes na página, os responsáveis tinha uma entrada de dinheiro para manter o projeto vivo.
Não demorou muito para que a Valve notasse o mod, abordando Le e Cliffe em 2000, oferecendo comprar a propriedade intelectual de Counter-Strike , além de oferecer emprego aos dois para continuar desenvolvendo o game.
Em setembro de 2000, a Valve lançou a primeira versão oficial do game. Cliffe prosseguiu trabalhando com a Valve, enquanto Le trabalhou no desenvolvimento da versão 2.0 do game, deixando a empresa quando a Valve cancelou essa versão da sequência de CS.
A evolução do game
Counter-Strike se tornou um jogo bastante popular no começo dos anos 2000, se tornando uma verdadeira febre em todo o mundo. No Brasil, o game ganhou popularidade por conta das saudosas lan houses, em que o título era jogado por jovens e adultos de todas as idades.
Quem não se lembra do glorioso CS 1.6 , uma das melhores versões lançadas do game, que na verdade é a versão que a Valve lançou em 2000? O título ficou ainda mais famoso no país ao ganhar mods de mapas e armas.
Era comum lan houses atualizarem os arquivos instalados nas máquinas para ter equipamentos diferentes e mapas, copmo o sempre imperdível CS_Rio, com direito a campo de pelada e música do cantor Bezerra da Silva tocando em boteco no meio da favela.
A Valve continuou trabalhando no game, eventualmente lançando, em 2004, a versão Counter-Strike Source , a primeira a rodar todo no motor gráfico criada pela empresa, a Source Engine.
Após várias atualizações e spin-offs, em 2012, a Valve lançou uma versão completamente renovada de CS, chamado Counter-Strike: Global Offensive . Lançado para PC e consoles, como Xbox 360 e PS3, o game foi uma revolução na franquia, inclusive impulsionando ainda mais o título no mundo dos esports. Em 2018, a empresa transformou CS:GO em um jogo gratuito, aumentando ainda mais a sua base de jogadores.
Durante os anos 10, CS foi um dos principais games de esporte eletrônico, com campeonatos sendo transmitidos em canais da TV americana, algo que parecia impossível por muito tempo. Até hoje, campeonatos de Counter-Strike são organizados em todo o mundo, movimentando aproximadamente US$ 15 milhões de dólares em prêmios em 2023, segundo dados do site Statista.
Uma sequência e uma nova era
Em 22 de março de 2023, a Valve anunciou Counter-Strike 2 , uma sequência que utiliza a nova versão do motor gráfico da empresa, a Source 2. Em uma medida que causou certa polêmica dentro da comunidade de jogadores, a Valve confirmou que CS2 seria lançado como uma atualização gratuita de Global Offensive.
Por conta disso, no dia 27 de setembro, CSGO foi substituído completamente pela nova versão de Counter-Strike , inclusive tomando o seu lugar na loja do Steam .
Em junho de 2024, 25 anos após o início da franquia, Counter-Strike segue firme e forte como um dos principais títulos de FPS no mundo. Counter-Strike 2 é um dos jogos mais jogados dentro do Steam, com picos diários de quase um milhão e meio de jogadores, segundo o Steam Charts.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Instagram libera comentários nos Stories; saiba como desativar
- Câmara dos EUA aprova banimento de drones da DJI
- Sol vai sofrer inversão magnética. O que acontecerá com a Terra?
- Programas da TV Cultura alterados com IA causam repercussão por distorções
- As 50 piadas mais engraçadas do Google Assistente
- Apple conta por que iPhones mais fracos não terão o Apple Intelligence