A Anthropic lançou o primeiro modelo de IA da família Claude 3.5: o Claude 3.5 Sonnet, que funciona como uma versão intermediária dos modelos de linguagem. De acordo com testes divulgados pela empresa, a novidade supera outras versões mais novas de concorrentes, como o GPT-4o, da OpenAI, e o Gemini 1.5 Pro, do Google .
- Pesquisadores criam método para detectar alucinações de IA
- Nova IA do Google cria trilha e efeitos sonoros para vídeos
- Apple conta por que iPhones mais fracos não terão o Apple Intelligence
O anúncio pegou muita gente de surpresa, já que a família Claude 3 foi anunciada há pouco tempo , em março deste ano. Vale lembrar que os modelos da empresa possuem três variantes — Haiku, Sonnet e Opus —, e a versão Sonnet supera a variante Opus da geração anterior em testes de performance.
Bom desempenho nos testes
A desenvolvedora Anthropic informa que o Claude 3.5 Sonnet estabeleceu um novo patamar de desempenho na indústria em testes de raciocínio lógico para pós-graduação (GPQA), conhecimento a nível de graduação (MMLU) e proficiência de programação (HumanEval).
-
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/
-
Os resultados publicados pela empresa também mostram desempenho superior ao GPT-4o, ao Gemini 1.5 Pro e ao Claude 3 Opus em testes de matemática e raciocínio lógico. Além disso, a Antrhopic informa que o novo modelo é capaz de compreender nuances, humor e instruções mais complexas, além de “ser excepcional ao escrever conteúdo de alta qualidade com um tom natural e identificável”.
Mais eficiente com imagens
A Anthropic também reforça que o Claude 3.5 Sonnet melhorou os recursos de interpretação visual: além de melhorar o raciocínio lógico para entender os dados de gráficos e tabelas, o modelo de IA promete transcrever textos com exatidão, até mesmo em imagens consideradas imperfeitas (ou seja, com problemas de visualização).
Nova aba de conteúdos
Outra novidade do modelo é o recurso Artifact, que gera um painel lateral para mostrar as criações da IA em tempo real. É possível usá-lo para ver o Claude gerar códigos, textos ou imagens, por exemplo, e acessar estaas informações rapidamente sem perder o ritmo da conversa.
É possível usar o painel do Artifact para editar ou gerenciar a criação da IA — a Anthropic considera que a mudança “marca a evolução do Claude de uma IA conversacional para um espaço de trabalho colaborativo” e reforça a ideia de incluir um espaço colaborativo para equipes no futuro, usando a IA como um assistente. Seria uma ideia similar ao que a Microsoft propôs ao Copilot para equipes.
Disponibilidade
O Claude 3.5 Sonnet foi liberado no site e no aplicativo para iOS do chatbot . O modelo tem versão gratuita, mas assinantes dos serviços Claude Pro e Team podem acessá-lo com maiores taxas de uso.
A Anthropic informa que as demais variantes do Claude 3.5, Haiku e Opus, serão lançadas até o final do ano. Vale lembrar que o Claude oficialmente não está disponível no Brasil, mas existe uma forma alternativa para usá-lo por aqui .
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Entenda por que várias extensões vão parar de funcionar no Chrome
- Sol vai sofrer inversão magnética. O que acontecerá com a Terra?
- Instagram permite fazer lives apenas para amigos próximos
- Misterioso porco-do-mar é encontrado a 2,8 km de profundidade no Chile
- Quanto vai custar o BYD King no Brasil?
- CONMEBOL Copa América é homenageada pelo Doodle do Google nesta quinta (20)