O Google prepara uma central de diagnósticos para verificar se há problemas no celular sem depender da assistência técnica. A novidade deu as caras no Android 15 Beta 3 e oferece testes para a tela e uma página para verificar a saúde da bateria. A expectativa é que o novo recurso seja liberado junto com a versão final do sistema até o fim do ano.
- Quais celulares podem instalar o Android 15 Beta?
- 6 aplicativos para checar o que há de errado no seu celular
- Só não faz igual: 7 coisas que o iOS 18 copiou do Android
Diagnósticos do dispositivo no Android 15
A nova função foi descoberta pelo desenvolvedor Mishaal Rahman e divulgada pelo Android Authority nesta quinta-feira (21). Junto com o lançamento do terceiro Beta , o sistema trouxe uma nova página nas configurações do Android, conhecida como “Diagnóstico do dispositivo”.
O menu oferece algumas opções para testar o hardware do aparelho e verificar se há algum problema existente. A começar pelas análises manuais da tela e do touch, similar ao que a Samsung oferece em seus celulares e tablets de maneira nativa.
-
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/
-
Também há páginas de status, como a de bateria. Ao acessar a nova área, o proprietário do dispositivo consegue verificar a saúde da peça e a contagem de ciclos para averiguar se precisa trocá-la ou não. Ainda é possível apurar a durabilidade do armazenamento sem depender de apps de terceiros.
Além disso, o sistema oferece um modo de avaliação para você usar o seu celular para testar outro dispositivo. Essa opção realiza uma sequência de análises para buscar problemas no aparelho de um amigo, por exemplo.
Quando chega o Android 15?
O novo recurso deve ser liberado a todos junto com a versão estável do Android 15, prevista para o segundo semestre deste ano. Porém, apenas os celulares e tablets elegíveis da família Google Pixel devem receber a atualização logo na estreia da nova geração, considerando que os demais fabricantes seguem calendários próprios.
Além da central de diagnósticos, a atualização vai trazer uma opção para esconder apps e outros recursos de segurança para manter o dispositivo mais protegido em caso de roubo ou furto. Veja o que esperar do Android 15 .
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Mapa interativo mostra como será o clima da sua cidade em 60 anos
- ⌚️ BOM E BARATO | Galaxy Watch 6 atinge preço imperdível com cupom
- Sol vai sofrer inversão magnética. O que acontecerá com a Terra?
- Misterioso porco-do-mar é encontrado a 2,8 km de profundidade no Chile
- Review Redmi Note 13 Pro | O celular veloz com câmera de 200 MP
- 😱 FONE INCLUSO | Galaxy S23 com Buds FE atinge ótimo preço com cupom