Pessoas estão adoecendo com mais frequência depois da covid
Nathan Vieira
Pessoas estão adoecendo com mais frequência depois da covid

Você sente que estão todos adoecendo com mais frequência depois que a pandemia aconteceu? Não é uma mera impressão. Uma análise feita pela empresa de saúde Airfinity em parceria com o Bloomberg mostra que 40 países relatam surtos dez vezes superiores aos níveis pré-pandêmicos em pelo menos 13 doenças transmissíveis.

O estudo reúne dados de mais de 60 organizações e agências de saúde pública, e leva a crer que os surtos atuais podem ser atribuídos a três fatores principais: queda nas taxas de vacinação, declínio geral na imunidade da população durante os anos de pandemia e as mudanças climáticas .

As doenças incluídas na análise são catapora, cólera, dengue, sarampo, pneumonia por Mycoplasma, parvovírus B19, estreptococo invasivo do grupo A, coqueluche, gripe, vírus sincicial respiratório (RSV), poliomielite e tuberculose.

-
Siga no Instagram : acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
-

"Esta inclusão baseia-se na observação de que certas doenças apresentaram um número de casos já superior nos primeiros meses de 2024 do que em qualquer outro ano desde o abrandamento da pandemia, por vezes ultrapassando os níveis pré-pandêmicos", diz a Airfinity, em comunicado.

"Nesses casos, a variação da dobra é calculada com base nos casos acumulados no ano para 2024, com a expectativa de que estes números aumentem à medida que mais dados de meses estiverem disponíveis", pontua.

Queda na vacinação

Segundo a pesquisa, a queda na vacinação tem deixado as populações vulneráveis e permitido a propagação dos agentes patogênicos. "A cobertura global da vacinação contra o sarampo diminuiu, com 20 países na Europa a cair abaixo dos 90% em 2022, incluindo o Reino Unido (87%), que atravessa actualmente um surto nacional", diz a análise.

A equipe também lança o alerta de que a Áustria está no seu pior surto de sarampo: os casos nos primeiros cinco meses de 2024 já são 190% superiores ao pico pré-pandemia.

Enquanto isso, a Dinamarca, a Bósnia, o Canadá, a Irlanda e os Países Baixos estão no caminho para ultrapassar os níveis pré-pandémicos.

A estimativa da Airfinity é que a França, Noruega e Reino Unido ultrapassem em breve os níveis pré-pandemia de coqueluche.

Declínio na imunidade

O relatório diz que as restrições às interações sociais suprimiram a circulação de patógenos como influenza, vírus sincicial respiratório (RSV), Mycoplasma pneumoniae e estreptococos invasivos do Grupo A.

"O ressurgimento atual pode ser atribuído em grande parte às populações mais suscetíveis, bem como ao aumento dos testes e da notificação de casos após a pandemia", diz a empresa.

O estudo menciona que o total de casos de gripe nos EUA na última onda foi 28% superior ao de 2019, enquanto na Europa, o total de casos de gripe na época passada foi 75% superior ao de 2019.

Mudanças climáticas

Já no que diz respeito às mudanças climáticas, permitem a propagação de doenças como a dengue e a cólera, e a aumentar o alcance em novos territórios. É o caso da Europa . Com o aquecimento global, os mosquitos procuram um lar em mais regiões, com surtos ocorrendo em áreas onde as pessoas não são preparadas imunologicamente.

Fator Doença Vacina Áreas afetadas
Queda na vacinação Tuberculose Sim África, América Central, América do Sul, Sudeste Asiático
Queda na vacinação Sarampo Sim África, Oriente Médio, Ásia Central, Europa
Queda na vacinação Coqueluche Sim Europa e Ásia Oriental
Queda na vacinação Poliomielite Sim África Central, África Oriental, Indonésia, Iêmen
Declínio na imunidade Influenza Sim Hemisfério Norte
Declínio na imunidade Vírus sincicial respiratório Limitada Hemisfério Norte
Declínio na imunidade Catapora Limitada Europa, Índia, Emirados Árabes Unidos
Declínio na imunidade Estreptococo Não Austrália, Europa Setentrional, EUA, Canadá, Japão
Declínio na imunidade Pneumonia Não China, Dinamarca, Países Baixos
Declínio na imunidade Eritema (eritrovírus B19) Não Europa, Israel
Mudanças climáticas Dengue Limitada Ásia, América, Europa Meridional
Mudanças climáticas Cólera Sim Haiti, Síria, África Oriental

Resumidamente, as pessoas realmente adoecem com mais facilidade desde que a pandemia acabou. Pode não ser apenas uma questão de impressão.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!