A cápsula Starliner , da companhia Boeing , ainda está na Estação Espacial Internacional (ISS) , tendo chegado com sucesso apesar dos atrasos e deixando dois cientistas realizando experimentos no destino. Agora, no entanto, os atrasos estão ocorrendo na partida — que deveria ter ocorrido em 14 de junho. Problemas ocorridos em órbita jogaram a data para a frente, com a chegada estimada em 26 de junho.
- Vídeo mostra 1ª nave Starliner tripulada acoplando-se à ISS
- Starliner: NASA confirma 5º vazamento em nave espacial da Boeing
Isso quer dizer que, ao invés de oito dias, os astronautas experientes Butch Wilmore e Suni Williams ficarão 20 dias na ISS, como confirmado pela Boeing e pela NASA na última terça-feira (18). Segundo Steve Stich, da agência espacial americana, a data foi adiada para dar à equipe mais tempo para analisar os dados da cápsula, garantindo um retorno mais seguro para seus tripulantes.
Problemas técnicos da Starliner
Na primeira missão tripulada da Starliner , realizada no início de junho, alguns problemas técnicos preocuparam os engenheiros responsáveis, especialmente vazamentos de hélio no sistema de propulsão. Durante a acoplagem, alguns propulsores também falharam, impedindo o encontro da cápsula da Boeing com a ISS .
-
Podcast Porta 101
: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
-
Quatro dos cinco propulsores problemáticos foram consertados pela dupla de astronautas, mas um deles seguiu desligado, e engenheiros da companhia decidiram deixá-lo assim. A Starliner possui 28 propulsores no total, então a falha de apenas um não deve comprometer a missão.
A equipe também confia que a taxa de vazamento de hélio não irá afetar negativamente as funções da cápsula durante o retorno, apesar da causa do problema ainda ser desconhecida. O tempo extra para análise dos problemas vem, em parte, porque os propulsores estão no módulo de serviço da nave, que queima na atmosfera durante a reentrada.
Após todas as verificações — e caso problemas adicionais não sejam identificados —, a cápsula deve ser desacoplada em 25 de junho, chegando à Instalação de Testes de White Sands, no estado americano do Novo México, no dia seguinte. Caso haja outro atraso, a próxima janela de retorno só deve chegar em 2 de julho.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- ⌚️ BOM E BARATO | Galaxy Watch 6 atinge preço imperdível com cupom
- App de namoro Hornet promete mais segurança após morte de jovem no Brasil
- Amazon e Mercado Livre podem receber multa pesada por venda de celulares ilegais
- Marvel revela a única personagem capaz de matar Blade
- Mapa interativo mostra como será o clima da sua cidade em 60 anos
- Nubank fora do ar? Clientes relatam problemas nesta sexta (21)