5 tecnologias e fatos interessantes sobre o BYD King
Paulo Amaral
5 tecnologias e fatos interessantes sobre o BYD King

O BYD King chegou ao Brasil com a clara missão de tomar o “reinado” (King, em inglês, significa Rei) das mãos do Toyota Corolla , há anos dono absoluto da primeira posição no ranking de sedans médios mais vendidos do país.

Para isso, além do preço agressivo , competitivo até mesmo com as versões a combustão do sedan japonês, o híbrido plug-in (PHEV) da montadora chinesa carrega com ele recursos tecnológicos de última geração e um currículo invejável.

Ficou curioso para saber mais sobre o que o BYD King tem de “cartas na manga” para se tornar o novo “Rei” das ruas no Brasil? Então confira 5 tecnologias e fatos interessantes sobre o sedan médio chinês.

-
Podcast Porta 101 : a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
-

5. “King of the world”

Vamos abrir nossa listinha com uma curiosidade. O BYD King não participou do filme Titanic , mas bem que poderia tomar posse da icônica frase do personagem vivido por Leonardo DiCaprio e gritar “I’m the King of the World” (“Eu sou o Rei do mundo”).

Afinal, segundo dados passados pela BYD, o King foi o sedan híbrido mais vendido em todo o mundo no ano de 2023. Uma curiosidade que talvez você ainda não soubesse, mas que, sem dúvida, o credencia ainda mais para chegar confiante em repetir o sucesso global no Brasil, não é?

4. Sistema híbrido inovador

Uma das tecnologias mais legais embarcadas no BYD King não é exclusiva do sedan, e já se mostrou extremamente eficiente no Brasil: trata-se do sistema híbrido DM-i (Dual Mode), que é um dos grandes responsáveis por tornar o Song Plus o carro mais vendido pela marca no Brasil em 2023.

Em entrevista exclusiva ao Canaltech , Henrique Burin, engenheiro da BYD, explicou o que o sistema tem de tão especial. “A calibração da BYD visa sempre priorizar a economia, mas sem abrir mão da performance. A entrega de potência e torque combinado é alta e todo gerenciamento é feito de forma automática”.

3. Abertura via NFC

O BYD King também tem embarcada uma tecnologia que, em outras marcas, está presente somente nos carros considerados premium: a possibilidade de abertura das portas via NFC .

“O sistema NFC permite fazer a abertura do veículo por cartão ou por celular, via aplicativo da BYD. Basta fazer antes o pareamento do aparelho e, depois, pode até sair sem chave, pois o processo é digital”.

2. Tudo nas telas

O BYD King tem duas telas digitais recheadas de tecnologias interessantes. A primeira delas, utilizada como painel de instrumentos, oferece ao condutor as principais informações sobre o carro, enquanto a central multimídia giratória entrega controle total sobre o sistema de infotenimento e refrigeração da cabine.

“O painel de instrumentos tem as principais informações de carga da bateria, range de autonomia e potência, mostra se está utilizando motor elétrico, a combustão com elétrico em conjunto e a regeneração de energia. A tela giratória tem acesso à BYD Store e permite instalar aplicativos”, explicou Burin.

1. Top 10 em eficiência

O BYD King ainda não começou a rodar pelas ruas brasileiras, pois as entregas não tiveram início , mas seus números oficiais o colocariam entre os 10 carros mais eficientes do mercado nacional , de acordo com os parâmetros do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

O último ranking divulgado pelo órgão apontou que o GWM Ora 03 e o Renault Megane E-Tech estavam empatados na 7ª posição, com consumo energético de 0,51 MJ/km. O King, por sua vez, apresenta 0,50 MJ/km. Isso equivale a um consumo médio de 16,8 km/l na cidade (combustão) e até 44,2 km/l no uso exclusivamente elétrico.

E aí: o que acharam das tecnologias e curiosidades a respeito do BYD King? Será que ele tem mesmo atributos para derrubar o Toyota Corolla da liderança e se tornar o novo “Rei” dos sedans médios no Brasil? Comente conosco em nossas redes sociais.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!