A Terra não está girando ao redor do Sol. Calma, não se trata de nenhuma descoberta revolucionária, muito menos que o modelo heliocêntrico está errado. É que nosso planeta, assim como todos os outros, está se movendo junto de nossa estrela ao redor de um centro em comum.
Os diagramas que mostram as órbitas dos planetas (como a animação do vídeo abaixo) retratam corretamente o modelo heliocêntrico, ou seja, mostram como cada um deles gira em torno do Sol.
Embora estejam corretos, esses gráficos são bastante simplificados, já que as órbitas são muito mais complexas do que parecem. A massa de cada planeta e suas respectivas luas também “puxam” o Sol com suas forças gravitacionais, causando um deslocamento de nossa estrela em relação ao centro do Sistema Solar.
-
CT no Flipboard
: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
-
Graças principalmente à influência dos gigantes gasosos Júpiter e Saturno, o centro gravitacional do Sistema Solar — conhecido como baricentro — frequentemente se encontra fora do Sol. Por isso nossa estrela está girando ao redor desse ponto, mesmo que não exista nada ali.
Did you know planets don't technically orbit the Sun? Instead, everything orbits the Solar System center of mass, even the Sun! While the Sun contains 99.8% of the Solar System's mass Jupiter holds most of the rest (Saturn is 2nd), so the Sun actually orbits Jupiter slightly — pic.twitter.com/npZ8OaIFWB
— Dr James O'Donoghue (@physicsJ) July 3, 2020
Podemos entender isso mais facilmente observando duas estrelas binárias orbitando “entre si”. Na verdade, elas estão girando ao redor de um ponto orbital em comum, localizado em um espaço determinado pela massa e distâncias dessas estrelas.
Voltando ao Sistema Solar, o resultado disso é que a Terra não está orbitando um ponto dentro do Sol, mas sim um ponto no espaço próximo ao Sol. Outra implicação é que, sendo as velocidades de cada órbita diferentes entre si, a Terra pode acompanhar o Sol na mesma direção ou viajar na direção oposta.
Observe no vídeo acima como o Sol e Saturno se alinharão em 2030, viajando na mesma direção, enquanto Júpiter se move no sentido retrógrado em relação à estrela. Outro detalhe importante é o próprio movimento do Sol (esfera branca) em relação ao baricentro (estrela verde), apresentando órbita bastante variável.
— Dr James O'Donoghue (@physicsJ) July 4, 2020
Isso também ocorre em outros sistemas, como planetas e seus satélites naturais, incluindo a Terra e a Lua. A diferença é que, nesse último caso, o baricentro está localizado dentro de nosso planeta, como podemos observar no segundo vídeo.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Divulgar Jogo do Tigrinho é crime? Saiba o que diz a lei
- Galaxy Tab S10 Ultra vaza por completo sem grandes mudanças
- Western Digital lança SSD baratinho WD Blue SN5000 de 4 TB
- ⌚️ BOM E BARATO | Galaxy Watch 6 atinge preço imperdível com cupom
- Galaxy Watch Ultra é confirmado "sem querer" pela Samsung
- Lunistício: veja fotos do fenômeno que "paralisou" a Lua