Huawei apresenta o HarmonyOS NEXT, sistema próprio sem Android e com IA
Ricardo Syozi
Huawei apresenta o HarmonyOS NEXT, sistema próprio sem Android e com IA

A Huawei anunciou oficialmente o HarmonyOS NEXT, seu próprio sistema operacional que promete fazer com que a empresa coloque de lado o Android de uma vez por todas. O SO utiliza uma arquitetura desenvolvida "em casa" pela gigante chinesa e terá inteligência artificial e um alto nível de segurança, segundo a companhia.

Arquitetura própria

O anúncio foi feito durante o evento Huawei Developer Conference 2024 e teve como um dos destaques o fato de o HarmonyOS NEXT ser um sistema unificado, que conecta celulares, tablets, smartwatches e automóveis.

A companhia destaca que a plataforma é independente do Android e do Linux e oferece 30% de aprimoramento no desempenho e 20% de redução no consumo de energia em comparação com dispositivos com as arquiteturas mencionadas. O kernel utilizado é um desenvolvido internamente pela Huawei e recebeu o nome de Hongmeng, enquanto o software é baseado em OpenHarmony.

-
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
-

Interconexão entre aplicativos

A Big Tech chinesa aponta que os 5 mil principais aplicativos presentes no país já foram migrados com sucesso para o novo sistema operacional, que se concentra na interconexão de software. Isso quer dizer que os usuários podem compartilhar conteúdo sem barreiras entre aparelhos, ou seja, nada de fazer uma nova instalação ou passar por diversas etapas.

Além disso, a Huawei frisa que o HarmonyOS NEXT tem o suporte de Ark Multimedia Engine, Ark Graphics Engine e FFRT para garantir que apps de terceiros rodem com facilidade e confiabilidade nos telefones da marca.

harmonyOS NEXT
Huawei afirmou que o top 5 mil aplicativos da China já estão presentes no HarmonyOS NEXT (Imagem: Divulgação/Huawei)

IA no HarmonyOS NEXT

Como a inteligência artificial é a palavra da ordem atualmente, a companhia não ficou para trás nesse quesito. Assim, a empresa destacou a sua ferramenta chamada “Harmony Intelligence”, que entra na briga contra a Galaxy AI da Samsung e a Apple Intelligence da Apple .

A ferramenta consegue gerar imagens, colorir fotos e aumentá-las. Porém, um dos destaques é o AI Sound Repair, que consegue dar assistência a pessoas que têm distúrbios de fala. A assistente virtual — chamada Xiaoyi — pode descrever imagens para o usuário.

Disponibilidade

Para quem está interessado em experimentar o novo sistema operacional, vale lembrar que a versão Beta para desenvolvedores já está liberada na China, enquanto o Beta público será lançado em agosto.

A versão estável do HarmonyOS NEXT está programada para dar as caras no quarto trimestre de 2024 com a série de celulares Huawei Mate 70. Uma versão global foi confirmada pela marca, mas ainda não há uma data oficial para o lançamento.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!