A cooperativa Sicoob foi vítima de um ataque cibernético nesta segunda-feira (24). A própria instituição confirmou o ocorrido e disse que acionou os protocolos de segurança para investigar e conter possíveis ameaças.
- Vulnerabilidade do INSS pode ter vazado dados de beneficiários
- Microsoft é a marca mais usada em phishing, mostra levantamento
- Lives usam deepfake de Elon Musk para promover golpes no YouTube
Em nota divulgada ao Canaltech , o Sicoob afirmou que já comunicou as autoridades e que dados sensíveis estão seguros. “As informações e movimentações financeiras de todas as cooperativas e dos cooperados do Sicoob são processadas em estrutura apartada da afetada pelo incidente e estão com a sua integridade preservada”, diz a organização.
A organização também confirma que as operações e o atendimento funcionam normalmente. Veja a nota na íntegra:
-
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/
-
O Sicoob informa que identificou um incidente cibernético no ambiente local de uma das cooperativas que integram o Sistema. Imediatamente acionou os protocolos de segurança para investigar o evento e tomou as medidas necessárias para conter a situação e minimizar quaisquer riscos associados ao caso.
A instituição comunicou prontamente às autoridades competentes e iniciou uma investigação com o apoio de especialistas para determinar a extensão do incidente.
As informações e movimentações financeiras de todas as cooperativas e dos cooperados do Sicoob são processadas em estrutura apartada da afetada pelo incidente e estão com a sua integridade preservada.
A instituição ressalta que todas as cooperativas do Sistema seguem operando normalmente tanto com o atendimento presencial quanto pelos seus canais digitais.
O Sicoob reforça seu compromisso com a segurança da informação e continuará investindo em medidas para proteger seus sistemas e dados. Além disso, segue empenhado em garantir a integridade e a confiança em todos os seus serviços.
Suspeita de ransomware
Existe a possibilidade de a instituição ter sido vítima de um ataque de ransomware . O perfil H4ckManac, no X (antigo Twitter ) publicou que a empresa sofreu um ataque do tipo pelo grupo RansomHub, com mais de 1 TB de dados coletados. As informações coletadas incluiriam acordos de não divulgação, dados pessoais de clientes e funcionários, bases de dados e informações financeiras.
🚨🚨🚨 #CyberAttack 🚨🚨🚨
— HackManac (@H4ckManac) June 24, 2024
🇧🇷 #Brazil : Sicoob, one of the largest financial cooperatives in Brazil with $11.2 billion in assets, has been listed as a victim by the RansomHub ransomware group.
The hackers allegedly exfiltrated 1 TB of data, including:
- NDA documents
- personal… pic.twitter.com/4FPsKXBNU3
A publicação original ainda possui prints assinados pelo grupo RansomHub, no qual afirmam que o Sicoob seria “o banco mais perigoso para cooperar” e alega que a plataforma teria várias vulnerabilidades de segurança.
Apesar de mencionar o ataque, o Sicoob não confirma que se trata de um ransomware.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Chatbot de IA vai deixar você falar com o seu “eu do futuro”
- Divertida Mente 2 | Filme dublado vaza inteiro nas redes sociais
- Magalu e AliExpress firmam parceria histórica para venda de produtos
- Remédio que faz dente nascer de novo será testado no Japão
- Piratas do Caribe | Tamayo Perry, ator e surfista, morre no Havaí
- Quem é e quais são os poderes do Senhor Incrível?
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp