AMD mostrará recurso para reduzir tamanho de texturas em games
Felipe Vidal
AMD mostrará recurso para reduzir tamanho de texturas em games

A AMD anunciou na última terça-feira (25) que apresentará uma nova tecnologia para reduzir o tamanho de pacotes de texturas para games no EGSR 2024. Intitulado de Neural Texture Block Compression, o recurso usará blocos de compressão e redes neurais para tornar o tamanho dos dados menores, facilitando a vida dos desenvolvedores.

Mesmo sem muitos detalhes, o recurso do time vermelho é mostrado como uma nova forma de compressão de texturas que permitiria implementação rápida no desenvolvimento dos projetos. A ideia é que a tecnologia seja aberta de alguma maneira, permitindo a inserção a um nível de driver .

Esse é um cenário provável, visto que a AMD costuma abraçar projetos open-source, como o FidelityFX Super Resolution 3 e seu Fluid Motion Frames , disponível no software de placas de vídeo Radeon . Dessa forma, os desenvolvedores não precisariam implementar o Neural Texture Block Compression de maneira manual em linhas de código, facilitando o trabalho.

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A técnica de compressão em blocos descrita na tecnologia já é usada na indústria há bastante tempo, tendo como foco a redução de texturas com base em sua cor. O grande diferencial pode ser a integração do recurso com a inteligência artificial, que já foi comentado pela NVIDIA no ano passado como uma forma de oferecer texturas melhores e até 30% menores .

A Neural Texture Block Compression ganhará mais detalhes na apresentação do EGSR 2024 em 2 de julho.

Leia a matéria no Canaltech .

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