A GWM confirmou nesta quinta-feira (25) que o Brasil conhecerá, em 2025, algumas das novidades que o Canaltech viu de perto durante a visita ao Salão de Pequim 2024 e à fábrica da montadora em Xushui, na China . A princípio, como antecipamos , serão três modelos que darão as caras por aqui em 2025.
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Segundo a marca chinesa, os próximos lançamentos preparados para o Brasil incluem um SUV de entrada da linha Haval e a estreia da marca Wey , especializada em SUVs de luxo, que virão ao país para se posicionar em um patamar acima dos modelos hoje vendidos no mercado verde-amarelo.
O SUV de entrada será o Haval H4, modelo que, na Ásia, é vendido com o nome Jolion, mas no Brasil será rebatizado para que possa se integrar melhor à família de modelos híbridos leves e híbridos plug-in que já é sucesso consolidado entre os consumidores.
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A subsidiária Wey, por sua vez, mandará para cá dois SUVs de luxo de uma só vez, ambos também rebatizados: o Wey 05, que na China é vendido como Wey Coffee 01, e o Wey 07, comercializado na Ásia sob o nome Blue Mountain.
Como são os carros da GWM?
A reportagem do Canaltech teve um rápido contato ao volante de dois dos três modelos que a GWM lançará aqui no Brasil, ambos da submarca Wey, que por enquanto não iniciou seus negócios no país. O único que foi visto, mas não tivemos a oportunidade de dirigir, foi o Jolion, que aqui chegará como H4.
O Wey 05 tem powertrain híbrido plug-in, formado por um motor 2.0 turbo a combustão e outros 2 elétricos. A potência combinada é de 483 cv, e o torque chega a 86,3 kgf/m. Isso faz, segundo a marca, que o SUV premium de tração integral e câmbio automático de 9 marchas tenha um 0 a 100 km/h digno de carros esportivos: 5 segundos.
A autonomia do sistema de baterias é de 39,7 kWh e, segundo a GWM, aguenta recargas de até 50 kW. Dessa forma, o Wey 05, que tem 4,87 metros de comprimento e 2,91 m de entre-eixos, pode rodar cerca de 146 quilômetros exclusivamente no modo elétrico, com um alcance combinado de absurdos 250 km/l.
O baixo consumo de energia e combustível, vale pontuar, é segundo as medições do ciclo WLTP, menos exigente que os padrões do Inmetro, mas, mesmo com o “pênalti” de cerca de 30% aplicado, o luxuoso SUV tem atrativos de sobra para cair no gosto do consumidor brasileiro.
Wey 07
O Wey 07 tem dimensões ainda mais generosas que o irmão — 5,16 metros de comprimento e 3,05 m de entre-eixos —, mas sua principal atração é a configuração de assentos. Ao todo, são seis, distribuídos na composição 2 + 2 + 2.
A motorização do Wey 07 que virá ao Brasil não foi confirmada, mas o SUV deverá adotar o mesmo 1.5 turbo a gasolina que equipa o Haval H6, além de outros dois propulsores elétricos. Juntos, eles entregam ao motorista 516 cv de potência e 93 kgf/m de torque, configuração bastante interessante.
Haval H4
O terceiro lançamento que a GWM está preparando para o mercado brasileiro em 2025 é o Haval H4. O Jolion chinês chegou até a ser apontado como o escolhido pela marca para ser o primeiro SUV híbrido plug-in flex a ser produzido na fábrica de Iracemápolis , mas os planos mudaram e ele perdeu o posto para o Haval H6 .
Independentemente disso, o Haval H4 chegará com bons atributos para ocupar o posto de SUV de entrada da marca no país. O modelo deverá ter o já conhecido motor 1.5 turbo a combustão combinado a outro elétrico. Juntos, eles poderão entregar até 240 cv de potência ao motorista.
Quanto custarão os novos carros da GWM?
A GWM ainda não deu qualquer dica sobre em quais faixas de preços os futuros lançamentos da Haval e da Wey se encaixarão no Brasil, mas o papel que cada um deles exercerá por aqui permite que se faça um exercício de projeção.
No caso dos SUVs luxuosos, que chegarão com a missão de encarar marcas do segmento premium, como BMW , Audi e Mercedes, a expectativa é que custem entre R$ 400 mil (Wey 05) e R$ 500 mil (Wey 07).
No caso do Haval H4, a ideia de colocá-lo como SUV de entrada da marca no país sugere que ele chegará custando menos que o atual dono do posto no porftólio da marca, o Haval H6 PHEV19. O modelo, que também dirigimos na China, chegou ao Brasil por R$ 229 mil , mas deve ter o preço reajustado a partir de 1º de julho, por conta da nova alíquota de importação .
Leia a matéria no Canaltech .
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