A Samsung acaba de atualizar a sua linha de sensores para câmeras de celulares com o ISOCELL HP9. Trata-se do primeiro componente do tipo voltado para câmeras telefoto com grande resolução de 200 MP.
- Galaxy Z Fold 7 pode ter sensor biométrico na tela inteira, aponta patente
- Review Motorola Edge 50 Ultra | Celular topo de linha em tudo
O sensor traz dimensões de 1/1,4 polegada, e pixels de 0,56 micrômetros. Conforme o que afirmou a empresa, o HP9 traz melhorias significativas na captação de luz, direcionando a luz de forma mais precisa ao seu filtro RGB correspondente.
Na prática, isso significa que ele tem uma sensibilidade à luz 12% melhor, o que deve melhorar os resultados em fotos e vídeos capturados em locais com condições precárias de iluminação. Já o contraste de foco automático foi aprimorado em 10%, prometendo imagens mais nítidas de forma mais eficiente.
-
Siga o Canaltech no Twitter
e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.
-
No total, o sensor pode alcançar até 12x de zoom híbrido, quando associado a uma lente com aproximação óptica de 3x. No entanto, modos de zoom de 2x e 4x também estão disponíveis com a atuação exclusiva do sensor.
Além do modo principal de 200 MP, também é possível operar o HP9 em modo de agrupamento de pixels (pixel binning). Desta forma, ele opera também com 12 MP e pixels maiores de 2,24 micrômetros, o que pode ser bastante útil para fotos de retratos com efeito de desfoque, inclusive durante a noite.
Além do ISOCELL HP9, a Samsung também mostrou dois outros sensores: o ISOCELL GNJ e o JN5.
O GN7 é um sensor de 50 MP, com pixels de 1 micrômetro e tamanho de 1/1,57 polegada. Cada um dos pixels conta com dois fotodiodos, que funcionam de forma semelhante ao olho humano para obter um foco automático mais rápido.
Já a combinação da tecnologia dual pixel com a função de zoom no sensor promete entregar resultados mais claros em modo de vídeo, além de fotos com menos distorções.
Outras melhorias incluem o ajuste das áreas escuras dos conteúdos, que não devem mais ser clareadas artificialmente. A Samsung promete melhorias de 29% na qualidade do preview das imagens, e 34% de evolução em vídeos capturados em 4K/60 fps .
Por sua vez, o ISOCELL JN5 é um sensor de tamanho mais compacto, com dimensões de 1/2,76 polegada, 50 MP e pixels de 0,64 micrômetros. Portanto, ele pode ser usado de forma versátil, tanto na câmera principal, como ultrawide, telefoto ou frontal de celulares
O componente traz uma tecnologia de Dual VTG, que aumenta a transferência de carga entre pixels, o que reduz ruídos de imagem em condições extremamente escuras. Já o Super QPD ajusta o foco ao comparar diferenças de fase na vertical e na horizontal, diminuindo efeitos de borrão.
A Samsung ainda não confirmou quais aparelhos serão os primeiros a trazer os novos sensores, mas os componentes devem aparecer no mercado a partir dos próximos meses. No caso específico do HP9, é provável que ele figure entre smartphones do segmento premium.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Temu é processada nos EUA: 'é um malware perigoso', diz procurador
- Amazon abrirá seção de produtos baratos importados da China, aponta site
- Cromossomo Y está evoluindo muito mais rápido que o X
- OMS alerta sobre nova variante de mpox e pede urgência
- Steam Summer Sale começa nesta quinta (27) com descontos de 95%
- Remédio que faz dente nascer de novo será testado no Japão