O Cometa 13P/Olbers está retornando ao Sistema Solar interno após 68 anos e, por isso, foi selecionado pela NASA para protagonizar o Astronomy Picture of the Day na sexta-feira.
- Cometa que vai passar perto da Terra pode brilhar tanto quanto Vênus
- Cometa é descoberto e destruído no eclipse solar
No domingo (30), o 13P/Olbers atingirá seu periélio, ou seja, sua aproximação máxima do Sol, tornando-se um bom alvo para observação. Infelizmente, no entanto, será visível apenas no hemisfério Norte.
Alguns astrônomos já conseguiram registrar o objeto, como é o caso do fotógrafo que clicou a imagem abaixo. Foi necessário empilhar várias fotos, totalizando 30 minutos de exposição, para revelar os detalhes na cauda azul e o coma ligeiramente esverdeado do cometa.
-
CT no Flipboard
: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
-
Este cenário abrange mais de dois graus no céu, equivalente a quatro luas cheias enfileiradas, e é destacado por um fundo de estrelas na direção da constelação de Lynx.
O retorno do 13P/Olbers — considerado um cometa “tipo Halley” — ao Sistema Solar interno é significativo para a comunidade científica e para os entusiastas da astronomia .
Astrônomos suspeitam que uma chuva de meteoros anual em Marte é formada pelos detritos deixados por este cometa. Os meteoritos atingem a fina atmosfera marciana a uma velocidade de 27 km/s.
Estima-se que sua próxima passagem pelo Sol ocorrerá em 2094, atingindo o periélio no dia 20 de março daquele ano.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Pernambucanas encerra venda de celulares devido ao mercado cinza
- Grande Mancha Vermelha de Júpiter é mais complexa do que se pensava
- Como observar o alinhamento de planetas neste sábado (29)
- AstraZeneca "admite" efeito colateral raro de vacina da covid-19
- OMS alerta sobre nova variante de mpox e pede urgência
- Galaxy Buds 3 e Watch Ultra vazam em imagens de alta resolução