SSDs PCIe 5.0 da SK Hynix trazem velocidades de 14 GB/s para IA PCs
Daniel Trefilio
SSDs PCIe 5.0 da SK Hynix trazem velocidades de 14 GB/s para IA PCs

A SK Hynix, uma das maiores fabricantes de memórias e SSDs do mercado , anunciou nesta sexta-feira (28) o início da fabricação em massa de seus SSDs PCB01, primeiros do mercado com especificações sob medida para IA PCs. Os novos dispositivos utilizam barramento PCIe 5.0 com velocidades de leitura e escrita de 14 GB/s e 12 GB/s respectivamente, sendo capazes de carregar modelos LLM em apenas 1 segundo.

Os PCB01 foram mostrados brevemente no estande da empresa durante a GTC 2024, e Hynix ainda confirma em comunicado oficial que eles chegam ao mercado ainda este ano .

A Hynix assegurou que os novos SSDs PCIe 5.0 trazem o dobro da largura de banda, com 30% mais eficiência energética que geração sua anterior de SSDs. Essa combinação é crucial para atender a proposta dos IA PCs em oferecer capacidade de IA local com baixo consumo de energia .

-
Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
-

Novos patamares para PCs gamer e de IA

A chegada da IA aos PCs domésticos também abre uma série de possibilidades para os gamers . Atualmente, tecnologias como o NVIDIA DLSS já utilizam processamento de IA para acelerar gráficos , e a tendência é que cada vez mais desenvolvedores utilizem Inteligência Artificial para aumentar o escopo e a qualidade de seus games .

Por essa razão, dispositivos de armazenamento com tempos de acesso muito mais rápidos serão extremamente importantes para garantir que as placas de vídeo modernas utilizem todo seu potencial. Isso combinado às novas tecnologias de compressão, como o RTX IO, vão permitir agilizar o processamento, ao passo que se reduz o tamanho dos jogos .

Inicialmente, a SK Hynix pretende lançar os PCB01 com capacidades de 512 GB, 1 TB e 2 TB, mas ainda não confirmou a faixa de preço ou data exata que eles chegam ao mercado.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!