Foi detectado no Peru, na última quinta-feira (27), um terremoto de magnitude 7 na escala Richter, na costa do departamento de Arequipa, no sul do país. De acordo com o Instituto Geofísico do Peru, oito pessoas ficaram feridas, e não foram reportados danos significativos à infraestrutura.
O epicentro do sismo foi no mar, a 42 km de profundidade, aproximadamente à 0h35 no horário local, ou 2h36 no horário de Brasília. A província mais próxima é Caravelí, a 8 km, que fica a 780 km da capital do país, Lima. As cidades mais próximas são Chala, a 41 km, com 10.000 habitantes, e Yauca, com 2.000 habitantes. Nas regiões costeira e central do Peru, o tremor foi sentido com clareza, incluindo a capital.
Terremoto e alerta de tsunami
O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) foi o órgão que determinou a magnitude do terremoto , com 7,2 º na escala Richter. A Direção de Hidrografia e Navegação da Marinha do Peru emitiu, de início, um alerta de tsunami, posteriormente suspenso. Já a USGS descartou a possibilidade de ondas gigantes desde o início.
-
CT no Flipboard
: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
-
#LoUltimo 🚨
— Jóvenes Unidos Perú (@JovenesUnidosP) June 28, 2024
↪️ Momento exacto del temblor en Chala, Caravelí, Arequipa.
Imágenes captadas de una cámara de seguridad. #Arequipa #Temblor #Terremoto #Sismo Tsunami pic.twitter.com/yeaqSPiw3M
Alguns vídeos publicados por internautas mostram o momento em que o tremor de terra atinge o país, como é o caso do registro acima, em Chala. À Rádio Programas del Perú, o prefeito da cidade de Yauca, Juan Aranguren, relatou que houve queda de muros e rachaduras na rodovia Pan-Americana.
O chefe do gabinete de governo, Gustavo Adrianzén, buscou tranquilizar a população em comunicado, afirmando que o terremoto já havia passado. O alerta de tsunami , segundo as autoridades, foi meramente preventivo, já que o sismo se deu no mar. Tanto a Defesa Civil quanto o governo do país recorreram aos planos de emergência, monitorando atividade sísmica e avaliando os danos.
O Peru está incluído no Círculo de Fogo do Pacífico, região com grande atividade vulcânica e sísmica, registrando cerca de 100 tremores perceptíveis todos os anos. Essa delimitação geológica abrange desde o leste asiático até a costa pacífica das Américas.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Pernambucanas encerra venda de celulares devido ao mercado cinza
- Grande Mancha Vermelha de Júpiter é mais complexa do que se pensava
- Como observar o alinhamento de planetas neste sábado (29)
- AstraZeneca "admite" efeito colateral raro de vacina da covid-19
- OMS alerta sobre nova variante de mpox e pede urgência
- Galaxy Buds 3 e Watch Ultra vazam em imagens de alta resolução