O Renault Kardian é a principal aposta da fabricante para colocar um ponto final na má fama que os carros franceses têm no Brasil . Desde que foi lançado por aqui em março, o SUV compacto mostrou que tem uma série de bons atributos, mas, também, alguns pontos a melhorar.
- Renault Metaverso | Visitamos a fábrica futurista da montadora no Brasil
- Por que o Kardian é um “game changer” para a Renault no Brasil?
Depois de ter o primeiro contato ao volante do modelo no evento de lançamento, no Sul do país, e de passar alguns dias de posse do Kardian, o Canaltech listou motivos que podem levar o consumidor que busca por um carro novo a comprar o SUV francês ou, então, evitar levar o carro da marca para a garagem.
Confira a seguir 3 motivos para fazer do Renault Kardian seu próximo carro e 2 motivos que podem não fazer do B-SUV francês o tão sonhado “game changer” da marca no país.
-
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/
-
3 motivos para comprar o Renault Kardian
Vamos abrir nossas listas pelo lado positivo. Afinal, há muito mais aspectos a serem elogiados do que criticados no Renault Kardian, SUV que quer mudar a imagem da marca francesa no Brasil.
Selecionamos três dos principais destaques do crossover compacto, e acreditamos que esses pontos em especial podem levar o consumidor que está em busca de um carro 0km a comprar o Renault Kardian. Confira.
3. Ótimo pacote de acessórios
Em um segmento tão disputado quanto o dos B-SUVs, nada melhor do que oferecer ao cliente um pacote de acessórios recheado, seja de itens voltados para o entretenimento, seja para o auxílio à condução. E o Renault Kardian faz isso com maestria.
A versão Premiere, topo de linha, sai de fábrica com 13 recursos avançados de assistência ao motorista em seu pacote ADAS , incluindo ACC, alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência, alerta de distância segura e câmera multiview. Além disso, tem no moderno câmbio e-shifter uma atração à parte.
2. Desempenho e dirigibilidade
O segundo em nossa lista de motivos para comprar o Renault Kardian é, na verdade, um combo formado por dois pontos que se completam: desempenho e dirigibilidade. No caso do SUV francês, o desempenho é fruto do novo motor TCe 1.0 turbo de 125 cv de potência e 22,4 kgf/m de torque, que trabalha junto ao também inédito câmbio automatizado EDC (Efficient Dual Clutch) de 6 velocidades e dupla embreagem banhada a óleo.
A potência, porém, não adiantaria nada se a calibração do crossover não tivesse sido bem feita pelos engenheiros da Renault. E eles acertaram em cheio, não apenas no motor e no câmbio, mas, também, na suspensão. Apesar de ser um carro alto, com 21 centímetros de distância em relação ao solo, o SUV compacto da marca francesa apresentou um rodar bastante homogêneo, tanto em pistas com melhores condições quanto em terrenos acidentados.
1. Preço competitivo
O terceiro motivo que separamos em nossa lista de razões para comprar o Kardian diz respeito ao preço competitivo. Oferecido por aqui em três versões (Evolution, Techno e Premiere), o utilitário da Renault custa entre R$ 112,7 mil e R$ 132,7 mil.
Os principais concorrentes do modelo francês, por sua vez, já têm preços que passam de R$ 135 mil (na linha do Fiat Pulse ) e R$ 150 mil, no caso do Volkswagen Nivus — sem oferecer os mesmos pacotes tecnológicos presentes no Kardian.
2 motivos para evitar o Renault Kardian
Nem tudo são flores, porém, no que diz respeito ao Renault Kardian. Durante minha experiência a bordo do SUV francês para a confecção de conteúdos para o Canaltech , detectei dois pontos que, ao menos no meu caso, poderiam colocar a compra em xeque — ambos relacionados à ergonomia.
2. Ajustes do banco
O primeiro ponto que não me agradou diz respeito aos ajustes do banco. Apesar de ser confortável e oferecer uma posição de dirigir mais alta que a de costume, os comandos de ajuste de distância (que poderiam muito bem ser elétricos, diga-se de passagem), altura e lombar não foram capazes de formar um setup ideal para mim.
Talvez pela minha estatura ser acima da média (1,87 m), o encaixe não tenha sido tão preciso quanto o oferecido para motoristas mais baixos. A dificuldade no ajuste não chegou a causar dores ou outro tipo de incômodo, mas não dá para afirmar que isso não vá acontecer no caso de viagens ou trajetos mais longos.
1. Comandos satélite
O Renault Kardian é um projeto novo, moderno e global da montadora francesa. Por isso mesmo, embora não se trate de um defeito propriamente dito, a presença dos velhos comandos satélite na coluna de direção é uma “bandeira vermelha” bem grande.
Afinal de contas, quem busca por um SUV novo e moderno provavelmente ficará incomodado, como eu, ao ver as grosseiras alavancas de comando do som sobreviverem por ali desde os áureos tempos do Megane 19 e do Fluence. Ponto negativo em um carro que tem muito mais coisas legais do que arestas a aparar.
E aí: o que achou da lista de pontos positivos e negativos do Renault Kardian? Ficou com vontade de levar o B-SUV da marca francesa para casa ou mais propenso a evitar a compra? Comenta com a gente em nossas redes sociais. Estamos esperando sua opinião.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- O céu não é o limite! | Amostras da Lua, astronautas presos, tempestade solar e+
- 5 tecnologias e fatos interessantes sobre o BYD King
- 😱 PREÇO HISTÓRICO | Galaxy S24 Plus atinge menor valor com cupom Samsung
- AstraZeneca "admite" efeito colateral raro de vacina da covid-19
- Galaxy Buds 3 e Watch Ultra vazam em imagens de alta resolução
- Dormir de lado ativa sistema glinfático e é melhor para o cérebro