O piloto espanhol Fernando Alonso, bicampeão mundial de Fórmula 1 , segue ativo na categoria mais importante do automobiismo mundial e, ao que parece, também usa sua experiência para ajudar sua atual equipe, a Aston Martin, a desenvolver supercarros para as ruas.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Aston Martin Valkyrie: a parceria com a Red Bull Racing que gerou um supercarro
O veterano de 42 anos fez um pedido pessoal aos engenheiros da fabricante britânica para que eles desenvolvessem um superesportivo feito para as pistas, mas que também pudesse trafegar nas ruas. A ideia agradou, e a marca anunciou o lançamento do Valiant.
O Valiant é um superesportivo com design “retrô-futurista”, que combina elementos comuns às décadas passadas, como faróis circulares e carroceria musculosa, com outros mais modernos. O destaque, porém, está nas configurações do powertrain.
-
Siga no Instagram
: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
-
Em um post publicado no X (antigo Twitter ), a marca definiu o Aston Martin Valiant em uma frase: “Um furacão de sensações a cada ponto de contato”. E a definição não foi exagerada, como mostraremos a seguir.
A hurricane of sensation at every point of contact.
— Aston Martin (@astonmartin) June 28, 2024
Valiant. #AstonMartin #Valiant #ForYourSins
Como é o Aston Martin Valiant?
O Aston Martin Valiant, desenvolvido com a ajuda de Fernando Alonso, é um coupé que conta com um motor V12 biturbo de 5.2 litros sob o capô. Ele é capaz de entregar ao motorista 735 cv de potência e 55 kgf/m de torque, trabalhando sempre em conjunto com um câmbio manual de 6 velocidades.
O conjunto de freios do superesportivo é de carbono-cerâmica, com 16,1 polegadas de diâmetro na dianteira e 14,1 na traseira. A suspensão é do tipo Multimatic Adaptative Spool Valve (ASV), uma das mais modernas do mundo.
A central eletrônica também é de última geração e, segundo os engenheiros da marca, consegue identificar a ação do motorista e encontrar o melhor ajuste nos amortecedores para cada situação em milisegundos.
Por dentro, o Valiant apresenta DNA típico de carros de corrida, com direito até a gaiola de proteção, bancos Recaro e cinto de segurança com três pontos de fixação para o piloto. O acabamento é todo em fibra de carbono e couro alcântara, como o encontrado em modelos premium.
A velocidade máxima e o tempo que o bólido leva para fazer de 0 a 100 km/h ainda permanecem em segredo. A intenção da Aston Martin é revelar a ficha completa do Valiant apenas em sua apresentação oficial ao público.
Quando o Aston Martin Valiant será lançado?
A primeira aparição pública do Aston Martin Valiant, supercarro desenvolvido em parceria com Fernando Alonso, já tem data para acontecer. O modelo será oficialmente apresentado ao mundo no Festival de Goodwood, que acontecerá em meados de julho, na Inglaterra.
O “monstro”, porém, ainda não poderá sair das pistas para as ruas, como deseja o bicampeão mundial de Fórmula 1, pois ainda não recebeu homologação dos órgãos competentes para rodar livremente por aí.
A promessa é de que apenas 38 unidades do Aston Martin Valiant sejam produzidas, e o preço médio de cada uma deve girar em torno de US$ 2,5 milhões (cerca de R$ 14 milhões na conversão direta). A unidade número 1, se os planos não mudarem, já tem dono: o espanhol Fernando Alonso, um dos pais do projeto.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Sinais de Alzheimer podem estar na forma como conversamos
- AstraZeneca "admite" efeito colateral raro de vacina da covid-19
- Mulher faz transplante de fezes e "pega" depressão do namorado
- Crânio mostra como egípcios tratavam câncer há 4 mil anos
- 😱 DESPENCOU | Galaxy S24 com 256 GB está com preço baixo usando cupom
- NASA destaca infográfico da história da Terra na foto astronômica do dia