A Proton, mais conhecida pelo serviço de e-mail criptografado Proton Mail, lançou um concorrente para o Google Docs nesta quarta-feira (3). O novo serviço da companhia garante um editor de documentos na nuvem com promessa de privacidade e está disponível dentro do Proton Drive.
A solução expande o cardápio de rescursos da alternativa às suítes Google Workspace e Microsoft 365, incluindo para quem tem uma conta gratuita do Proton Drive. Por outro lado, a companhia ainda não possui aplicações para criar e editar apresentações de slides e planilhas.
“Criamos os documentos no Proton Drive como um projeto conjunto com a equipe do Standard Notes, que compartilha nossos valores fundamentais em relação à privacidade e segurança”, diz o comunicado de lançamento do Docs que menciona a companhia adquirida pela Proton em abril .
-
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/
-
Editor da Proton foca em privacidade
O editor de textos com foco em privacidade oferece uma interface simples, sem muitas intervenções visuais que atrapalham o foco. Na porção superior, há uma barra com opções de formatação, incluindo os botões para adicionar tabelas e imagens.
No entanto, a plataforma possui algumas limitações, como a oferta de apenas oito fontes. Também não há opções avançadas para mudar o tamanho da margem e ajustes similares, tornando-o mais próximo de um app de anotações do que um editor de documentos de fato.
Assim como as ferramentas do Google e da Microsoft, a plataforma garante recursos de colaboração para que outras pessoas consigam editar o documento simultaneamente. Além disso, o Docs oferece uma ferramenta de comentários para fazer apontamentos ao longo do texto.
O serviço também segue as mesmas premissas de segurança de outros produtos da Proton. É o caso da presença da criptografia de ponta a ponta, que garante que somente você e outras pessoas com permissão para colaborar tenham acesso ao documento.
Também é possível exportar o documento para Word (DOCX) e nos formatos TXT e MD. Você ainda pode baixar o arquivo como em uma página da web (HTML).
Como usar o Proton Docs
O Proton Docs está disponível para todas as contas, incluindo quem utiliza os planos gratuitos. Veja como usá-lo:
- Abra o Proton Drive ( drive.proton.me )
- Acesse a sua conta;
- Clique em “Novo”;
- Aperte em “Novo documento”.
Assim como o Google Docs e o Word na nuvem, o Proton Docs guarda as alterações de arquivos automaticamente. Dessa forma, você não precisa apertar em “Salvar” para armazenar as informações adicionadas nos arquivos — basta permanecer conectado à internet.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Sinais de Alzheimer podem estar na forma como conversamos
- Pesquisadores identificam falha crítica que expõe sistemas Linux
- OpenAI deixa China e aquece corrida entre empresas locais de IA
- Galaxy Watch 7 e Ultra vazam por completo com especificações e preços
- 😱 DESPENCOU | Galaxy S24 com 256 GB está com preço baixo usando cupom
- AstraZeneca "admite" efeito colateral raro de vacina da covid-19