Novo sistema Windows Phone terá mapas da Nokia e maior integração com Skype

Aparelhos atualmente no mercado não poderão ser atualizados para versão 8

iG São Paulo | - Atualizada às

A Microsoft divulgou nesta quarta-feira (20) algumas novidades do Windows Phone 8, nova versão do sistema operacional da empresa para smarpthones. Entre as principais novidades estão uma maior integração com o Skype e aplicativo de mapas com dados fornecidos pela Nokia. Ao todo, oito grandes novidades foram anunciadas. O Windows Phone 8 deve chegar ao mercado até outubro.

Leia também:
Novo tablet da Microsoft tem capa que vira teclado 

Reprodução
Nova tela inicial é uma das novidades do Windows Phone 8

No Windows Phone 8, o Skype será integrado ao aplicativos de contatos. Já os dados de mapas da Nokia serão integrados ao aplicativo de mapas do WIndows Phone 8. Confira outras novidades anunciadas nesta quarta-feira. 

1 - Suporte a processadores com vários núcleos

O Windows Phone 8 terá suporte a processadores com dois ou mais núcleos. Segundo a Microsoft, ainda neste ano chegam ao mercado os primeiros aparelhos com chips dual core e Windows 8.

A empresa também vai aumentar a resolução máxima dos aparelhos com Windows Phone 8 para 720p.

2 - Internet Explorer 10

O Windows Phone 8 virá com o Internet Explorer 10, nova versão do navegador da Microsoft. Segundo a empresa, o novo navegador tem desempenho quatro vezes mais rápido para rodar scripts em JavaScript, em relação à versão atual do browser.

3 - Código do Windows

O Windows Phone 8 terá mais componentes básicos em comum com o Windows 8, sistema para desktops e notebooks. Com isso, segundo a Microsoft, a conversão de programas do Windows 8 para o Windows Phone 8 ficará mais fácil. Segundo a empresa, esse benefício será particularmente importante para os games, que devem ficar muito mais sofisticados.

4 - Tecnologia NFC

O Windows Phone 8 suportará a tecnologia NFC (Near Field Comunnications), usada para transferir dados entre smartphones e terminais de pagamento, entre outras funções. Com isso, os aparelhos poderão ser usados para fazer pagamentos em lojas.

5 - Aplicativo Wallet

Um desdobramento do suporte a NFC é o aplicativo Wallet. Ele tem a função de substituir a carteira do usuário, reunindo dados de cartão de crédito, bilhetes de cinema, cartões de programas de milhas e outros dados. Ele será integrado com empresas da área de crédito, mas a princípio a Microsoft divulgou apenas informações relativas ao mercado americano.

6 - Mapas da Nokia

A partir da versão 8, o aplicativo de mapas do Windows Phone 8 contará com informações fornecidas pela Nokia. A empresa finlandesa já investe em mapas há muitos anos e tem uma grande quantidade de dados em vários países.

7 - Para empresas

O Windows Phone 8 terá alguns recursos interessantes para administradores de sistema, como criptografia de dados, boot seguro, publicação de aplicativos corporativo sem passar pela loja de aplicativos da Microsoft e suporte a ferramentas de gerenciamento de terminais. Com isso, a empresa espera que o sistema ganhe espaço em grandes corporações.

8 - Nova tela inicial

Na versão 8, os usuários poderão aumentar ou diminuir o tamanho dos "tiles", ícones que mostram informações de aplicativos no Windows Phone 8. Assim, aumentam as possibilidades para personalizar o aparelho.

Atualização não será possível

Aparelhos atualmente no mercado e que rodam a versão 7.5 do Windows Phone não poderão ser atualizados para a versão 8. Segundo a empresa, não valeria a apena atualizar os aparelhos, já que muitos dos novos recursos dependem de hardware mais poderoso (um celular com chip de um só núcleo, pode exemplo, não poderia tirar vantagem do suporte do WP8 a celulares com dois ou mais núcleos). 

Entretanto, a empresa pretende lançar uma versão 7.8, que deve trazer várias das novidades do WP8, incluindo a nova tela inicial, aos aparelhos atualmente no mercado.

Leia tudo sobre: windows phonemicrosoftsmartphones

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG