Nexus Q estava em pré-venda desde a última conferência para desenvolvedores do Google, mas empresa decidiu atrasar lançamento para "aprimorar" o produto

Seis meses após o anúncio oficial do Nexus Q , um dispositivo com sistema operacional Android para entretenimento doméstico, o Google confirmou, por meio do Google Play, que o produto não está mais disponível para venda nos Estados Unidos. O aparelho não chegou a ser lançado em outros países.

Nexus Q, o dispositivo de entretenimento doméstico do Google
Reuters
Nexus Q, o dispositivo de entretenimento doméstico do Google

O produto estava disponível em pré-venda desde o lançamento, mas não chegou ao mercado, após o Google decidir aprimorar o produto em agosto de 2012. A decisão foi anunciada após diversos especialistas em tecnologia receberem o produto para testes e divulgar análises fracas sobre o Nexus Q.

Lançado durante o Google I/O, conferência anual para desenvolvedores do Google no ano passado, o Nexus Q permitia que o usuário fizesse streaming de conteúdos como músicas e vídeos a partir do Google Play, ou seja, a partir da nuvem. Assim, era possível escutar músicas e assistir filmes na TV da sala ou do quarto, desde que ela estivesse conectada ao Nexus Q.

O novo produto era controlado por smartphones e tablets que também usem o sistema operacional Android. Por enquanto, o novo produto será vendido apenas nos EUA por US$ 299. O Nexus Q concorrerá no mercado com a Apple TV, dispositivo da Apple, que também permite fazer streaming de música e vídeos a partir da iTunes Store para a TV.

É possível que uma versão aprimorada do produto seja anunciada pelo Google na metade de 2013, em sua conferência anual para desenvolvedores. A empresa, no entanto, não divulgou nenhuma informação sobre os planos futuros para o produto.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.