Com configuração modesta, ZTE Open quer ser opção no segmento de smartphones básicos

ZTE Open tem sistema Firefox OS
Getty Images
ZTE Open tem sistema Firefox OS


A ZTE anunciou nesta segunda-feira (25), durante o Mobile World Congress , o primeiro celular com sistema operacional Firefox OS, desenvolvido pela Fundação Mozilla em parceria com operadora Telefônica. O produto chegará no final de 2013 às lojas da Espanha, Colômbia e Venezuela e, em seguida, a outros países da América Latina, como o Brasil. O preço do produto não foi divulgado.

"Queremos que os usuários tenham mais opções de dispositivos móveis e decidimos testar uma solução nova", disse He Shiyou, chefe global de dispositivos móveis da ZTE, durante a coletiva de imprensa da empresa. "Vamos acompanhar a demanda dos usuários antes de decidir se lançaremos outros aparelhos mais avançados com o sistema."

O ZTE Open, como é chamado o novo celular, possui tela sensível ao toque de 3,5 polegadas HVGA, 512 MB de memória interna, câmera traseira de 3,2 megapixels e processador de 1 GHz. Como roda o sistema operacional Firefox OS, os aplicativos suportados pelo aparelho são desenvolvidos em HTML5. “Temos centenas de aplicativos no Firefox Market Place”, diz Brenchan Eich, diretor de tecnologia e cofundador da Mozilla.

Mozilla quer web aberta nos celulares

“A web é uma plataforma muito ampla, queremos derrubar as paredes impostas pelos aplicativos”, disse Eich, durante sua participação no evento. Ele afirmou que os aplicativos desenvolvidos para Firefox OS são duas vezes e meia mais rápidos do que os desenvolvidos para outras plataformas para dispositivos móveis. “Já temos aplicativos inclusive do Twitter e do Facebook, que estão comprometidos com o HTML5.”

Até o momento, apenas um celular com Firefox OS havia sido lançado, com foco em desenvolvedores de aplicativos. Desenvolvido pela Geeksphone, o produto começou a ser vendido este mês. Ele tem especificações muito parecidas com o novo modelo da ZTE, entre elas processador de 1 GHz, tela de 3,5 polegadas, câmera de 3 megapixels, além de giroscópio e GPS.

A jornalista viajou a convite da Samsung

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.