Segundo documentos internos da Apple, aparelho não terá mais suporte oficial da empresa em breve

Lançado em 2007, o modelo original do iPhone deve ser "aposentado" de vez. Documentos internos da Apple, obtidos pelo site 9to5mac , indicam que o aparelho só deve ter suporte oficial da Apple até o dia 11 de junho deste ano. 

Steve Jobs e o primeiro iPhone
Getty Images
Steve Jobs e o primeiro iPhone

O documento indica alguns produtos que passarão a ser considerados obsoletos pela Apple. Entre eles estão alguns modelos antigos de notebooks, desktops e o primeiro iPhone.

Equipamentos enquadrados na categoria de obsoletos não têm mais suporte oficial da Apple. Esse suporte só deve continuar parcialmente nos Estados Unidos.

História

Lançado em junho de 2007, o iPhone mudou completamente o mercado de celulares. Empresas que dominavam o ainda imaturo mercado de smartphones na época - como Palm, BlackBerry, HP (com sua linha de iPaqs) e Nokia - saíram do mercado ou passam por momentos difíceis. Por outro lado, o iPhone apressou a chegada ao mercado do Android, do Google. E com esse sistema vieram empresas que não tinham tradição na área de celulares, como Samsung e HTC. 

O iPhone também estabeleceu conceitos de interface que vingam até hoje, como a tela sensível ao toque e os ícones para indicar aplicativos. Embora já houvesse outras lojas de aplicativos na época, a App Store (inaugurada em junho de 2008) foi a primeira loja de aplicativos a realmente fazer sucesso. O modelo de funcionamento da App Store foi seguido posteriormente por outros sistemas, como Android, Windows Phone e BlackBerry. 

O iPhone teve outras cinco versões (3G, 3GS, 4, 4S e 5) que, juntas, venderam mais de 250 milhões de unidades nos últimos seis anos.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.