Novos chips estarão em modelos de notebooks que "viram" tablet de marcas como Acer, Dell e Lenovo já no quarto trimestre de 2013

A Intel anunciou, em evento durante a feira de eletrônicos Computex 2013, realizada ao longo desta semana em Taiwan, a quarta geração de seus processadores Core. Segundo a empresa, os novos processadores equiparão os próximos ultrabooks, computadores finos e leves, mas com alto poder de processamento. Em alguns modelos, chamados de híbridos, os ultrabooks também permitem destacar a tela para usá-la como tablet.

Estande da Intel na Computex 2013: empresa lança novos chips para híbridos de notebooks e tablets, mas também para dispositivos móveis
Reuters
Estande da Intel na Computex 2013: empresa lança novos chips para híbridos de notebooks e tablets, mas também para dispositivos móveis

"Os dois em um são a nova norma. É um notebook quando você precisa. É um tablet quando você quer", disse Tom Kilroy, vice-presidente executivo da Intel, durante a apresentação, de acordo com o site ZDNet . Conhecido como Hashwell, a nova geração dos processadores da Intel estarão em mais de 50 modelos de novos ultrabooks que chegarão ao mercado nos próximos meses.

De acordo com a Intel, os novos chips oferecem melhor desempenho com menor consumo de bateria, que dura até 50% mais quando em uso. Em modo de espera, segundo a Intel, a bateria dos novos notebooks chegará a durar até 13 dias. Trata-se de uma clara vantagem em relação a geração atual de chips, chamada Ivy Bridge, que permite uma autonomia de bateria de quatro dias em modo de espera.

Os novos híbridos de notebook e tablet com chips da Intel devem chegar ao mercado no início do quarto trimestre de 2013. Na linha anunciada pela Intel, a maior parte dos chips possui quatro núcleos. Segundo a empresa, a maior parte dos modelos que chegarão ao mercado terão tela sensível ao toque. Entre as empresas que devem lançar os primeiros computadores com os novos chips estão Acer, Dell, Lenovo, Panasonic, Sony e Toshiba.

Novos chips para smartphones e tablets

A Intel também anunciou durante a Computex a próxima versão de sua linha de chips Atom para dispositivos móveis. Os novos chips terão transistores com a nova arquitetura Silvermont, que usam o design Tri-gate, o mesmo que estreou nos chips Sandy Bridge, e terão transistores de apenas 22 nanômetros. Com isso, é possível aumentar a quantidade de transistores dentro do chip e aumentar o poder de processamento dos novos produtos.

De acordo com a Intel, os novos chips oferecem desempenho até três vezes superior ao da atual geração oferecida pela empresa, que está presente em poucos smartphones e tablets à venda. Além disso, segundo a fabricante, os novos chips consomem até cinco vezes menos energia, o que aumenta a autonomia de bateria de smartphones e tablets. O primeiro chip com a nova arquitetura, chamado Bay Trail, chegará ao mercado ainda em 2013.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.