Modelo 808 PureView, com câmera que fotografa com resolução de 38 megapixels, é o último aparelho lançado pela Nokia com o sistema operacional

A Nokia deve encerrar, em breve, a fabricação de celulares com o sistema operacional Symbian. Segundo reportagem do jornal Financial Times , a Nokia planeja o fim da linha de produção do 808 PureView, smartphone com câmera que tira fotos com resolução de 38 megapixels, na metade de 2013. A empresa já havia anunciado que o 808 PureView seria o último aparelho lançado com a plataforma Symbian.

LEIA TAMBÉM:
808 PureView traz melhor câmera do mercado em aparelho apenas mediano
Conheça a tecnologia PureView

Com câmera que fotografa com 38 megapixels, Nokia 808 Pureview será descontinuado
Getty Images
Com câmera que fotografa com 38 megapixels, Nokia 808 Pureview será descontinuado

A Nokia abandonou o Symbian no início de 2012, quando anunciou uma parceria com a Microsoft para adotar o sistema operacional Windows Phone como sua plataforma principal para smartphones.

Desde então, a Nokia anunciou uma série de smartphones da linha Lumia, que recebeu, no ano passado, a nova versão do sistema da Microsoft, o Windows Phone 8 .

De acordo com o jornal, a plataforma Symbian possuia 1,8% do mercado global de celulares no primeiro trimestre de 2013, 8% menos do que no mesmo período do ano passado. A linha Lumia superou a plataforma Symbian em participação no mercado global de smartphones apenas no ano passado. A Nokia vendeu mais de 500 mil unidades de aparelhos com Symbian no primeiro trimestre e cerca de 5,6 milhões de aparelhos Lumia com Windows Phone.

A Nokia não deve anunciar oficialmente o fim da fabricação do 808 PureView, já que o produto ainda está em estoque no varejo em diversas partes do mundo. A empresa continuará a fabricar celulares da linha Asha, com sistema S40, após o encerramento da fabricação do último smartphone com Symbian.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.