Android e iOS continuam sendo os sistemas operacionais mais procurados pelos usuários

Sistema operacional dos aparelhos BlackBerry foi o que mais caiu em 2013
Getty Images
Sistema operacional dos aparelhos BlackBerry foi o que mais caiu em 2013

O sucesso do Android e do iOS impulsionam o mercado de smartphones em 2013 conforme relatório recente da IDC, que afirma que os embarques para lojas de aparelhos ultrapassaram a marca de 1 bilhão pela primeira vez. Juntos, Android e iOS foram responsáveis ​​por 95,7 % de todos os envios de smartphones para lojas no quarto trimestre de 2013 e por 93,8 % de todos do ano. Comparando com o mesmo período de 2012, Android e iOS cresceram 4,5% no trimestre e 6,1% no ano de 2013.

LEIA TAMBÉM: Venda de smartphones ultrapassa celulares comuns pela primeira vez

Neste período, o sistema da BlackBerry foi o único que caiu de um ano para o outro: 40,9% em 2013 e 77% no último trimestre de 2013 segundo a IDC. Além disso, o legado do BB7, sétima versão do sistema, ultrapassou o BB10, décima versão do sistema lançado em janeiro de 2013 que não encontrou muitos adeptos.

Já o Windows Phone teve o maior crescimento, tanto para o trimestre, de 46,7%, quanto no ano, 90,9%. A Nokia lidera com folga entre os fornecedores de Windows Phone com 89,3% do mercado. Para 2014, com a compra da Nokia pela Microsoft, o sistema deve alcançar números ainda mais elevados na avaliação da IDC.

O iOS, sistema da Apple, teve o menor crescimento do trimestre, 6,7%, e 12,9% no ano em relação a 2012. Embora permaneça muito popular, a Apple tem sido criticada por não oferecer um iPhone de baixo custo, nem um iPhone com tela grande. A IDC acredita que a empresa vá lançar uma versão de tela grande em 2014, mas que não irá abandonar completamente a versão de quatro polegadas dos modelos anteriores.

Já o Android segue em franca expansão. Entre as fabricantes que utilizam o sistema operacional do Google, a Samsung lidera com 39,5 % dos embarques de 2013. Em 2014, no entanto, a IDC acredita que haverá uma disputa envolvendo também Huawei, LG, Lenovo, Coolpad – marca popular na China – e Sony. Com a compra da Motorola pela Lenovo, a consultoria acredita que a chinesa possa saltar à frente da Huawei, que era o fornecedor número dois de Android em 2013.

Previsões para 2014

Segundo o analista da IDC, Ramon Llamas, em 2013 “se destacam as diferentes rotas que Android e Apple tomaram para atender a demanda. Android conta com uma longa lista de parceiros, uma coleção ampla e profunda de dispositivos e preços que apelam para quase todos os segmentos de mercado. O iOS, da Apple, por outro lado, conta quase que com uma abordagem oposta: uma seleção limitada de dispositivos só da Apple, cujos preços tendem a ser maiores do que a maioria. Apesar destas diferenças, ambas as plataformas oferecem uma recepção calorosa aos seus respectivos clientes com boas experiências de usuário e uma seleção de aplicativos móveis”.

A IDC alerta, porém, que o crescimento anual de dois dígitos tem poucos anos pela frente. Enquanto isso, fabricantes estão fazendo todo o possível para capturar a demanda enquanto ela ainda existe. Campanhas de marketing em todo o mundo continuam a manter o foco em dispositivos emblemáticos como o iPhone 5S , Galaxy Note 3, e o HTC One , mas a pesquisa feita pela IDC mostra que a compra do consumidor está mudando rapidamente em direção a produtos com preços significativamente mais baixos.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.