
No momento em que você utiliza o seu celular, é normal que ele esquente durante algum tempo. Entretanto, quando o aparelho aquece demais, pode ser um sinal de alerta importante. Muitos aplicativos prometem sanar o problema. Mas, será que esses apps realmente funcionam?
A reportagem do Portal iG conversou com um especialista no assunto, Gustavo Torrente. Ele explicou os motivos que levam o celular a esquentar e deu dicas para esfriar o aparelho.
Por que o celular esquenta?
Antes de qualquer coisa, é importante entender por que os celulares esquentam. O superaquecimento ocorre por conta da liberação de energia no aparelho. Isso acontece em razão de fatores específicos, como:
Bug no sistema operacional;
Ligações telefônicas muito extensas;
Papel de parede com animação 3D;
Problema na bateria;
Presença de vírus no celular;
Apps muito pesados;
Bluetooth ligado enquanto não está sendo usado;
Carregamento rápido do celular;
Versão desatualizada do sistema operacional;
Componentes internos com erros;
Gravar vídeos em alta resolução por tempo prolongado;
Rodar jogos muito pesados
O que fazer quando o celular está muito quente?
Para começar, é importante saber detectar quando a temperatura está muito alta. Isso acontece quando o smartphone está marcando acima de 43°C (o ideal, segundo os especialistas, é que o aparelho esteja entre 37°C e 43°C).
Ao notar que seu celular está com a temperatura muito alta, tente realizar as ações abaixo:
Desabilite as funções ativas: verifique nas configurações do aparelho se isso está acontecendo e desligue-as. Como por exemplo: Wi-Fi, GPS, redes móveis, Bluetooth ou outros aspectos enquanto não estiverem sendo utilizados;
Exclua aplicativos que não usa muito;
Preste atenção na capinha do celular: algumas delas, que "tapam" demais o seu smartphone, podem colaborar com o superaquecimento do aparelho;
Não use o celular quando estiver carregando: espere sempre a bateria estar completa, retire-o da tomada para só então começar a usar os seus recursos;
Atenção aos carregadores: o uso de cabos e carregadores não originais também podem colaborar com o superaquecimento do seu aparelho.
Afinal, os aplicativos funcionam?
"Esses aplicativos não funcionam, sendo bem direto e objetivo. Não é assim que funciona, aperta um botão e diminui a temperatura do aparelho. O aplicativo não tem controle sobre as peças, nem sobre os dispositivos'', diz Gustavo Torrente, especialista em Tecnologia.
Ao iG , Torrente ainda explica que é uma grande jogada de marketing a venda desses aplicativos, ou mesmo aqueles que são oferecidos gratuitamente para o cliente baixar na internet. "Esses aplicativos fazem grandes promessas, com a ideia de deixar a vida do consumidor mais fácil. Mas, na verdade, o foco deles é ganhar dinheiro - com a venda ou monetizando no momento que baixa o aplicativo. Ainda, uma outra possibilidade seria o ganho através dos anúncios a que esses aplicativos gratuitos estão linkados. Quanto mais pessoas baixarem, mais adeptos utilizarem esses aplicativos, mais anúncio exibe e mais dinheiro ganha".