A Amazon apresentou a primeira unidade de um supermercado físico em que os clientes podem fazer compras sem necessidade de caixas ou atendentes. O conceito utiliza apenas o aplicativo da empresa para incluir os produtos em um carrinho virtual e descontar o valor do cartão do usuário ao final da compra. A experiência, conhecida como "Just Walk Out" (ou "Apenas saia", em português), visa eliminar a necessidade de filas e simplificar a rotina durante as compras.
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Para entrar no supermercado e fazer compras, o cliente precisa abrir o aplicativo Amazon Go . A tecnologia usa recursos parecidos com os usados em carros autônomos, como visão computacional, fusão de sensores e aprendizagem profunda. A experiência ocorre de forma idêntica aos mercados convencionais, mas o cliente precisa somente retirar da prateleira o produto desejado.
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A ferramenta consegue saber quando os produtos são retirados ou colocados novamente na prateleira para atualizar a lista do cliente. A cobrança é feita quando o cliente sai da loja. Segundo a empresa, a ideia surgiu há quatro anos com a seguinte pergunta: "e se pudéssemos criar uma experiência de compras sem fila e sem caixa?"
De acordo com o The Verge, a patente registrada pela Amazon descreve um sistema com câmeras usadas para capturar o caminho percorrido pelos clientes e identificá-los por meio de um código associado às contas pessoais. Segundo o site, o documento também afirma que "microfones podem gravar sons feitos pelo usuário e recursos computacionais podem processar o conteúdo para determinadar a localização do cliente".
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Entre os itens oferecidos pelo supermercado, estão produtos para café da manhã, almoço, jantar, além de lanches feitos diariamente por chefs de cozinhas locais. Com 167 metros quadrados, a primeira unidade criada pela Amazon fica na cidade de Seattle, nos Estados Unidos. Atualmente, a loja está disponível apenas para funcionários da empresa realizarem testes. O supermercado deverá ser aberto para o público no início de 2017.