Você já se pegou pensando em como será o ambiente de trabalho no futuro? Se irá trabalhar em um carro voador e terá mais robôs do que seres humanos em sua equipe? Acerca dessas dúvidas, a unidade de inteligência Adobe Digital Insights criou a Future of Work, pesquisa feita com aproximadamente três milhões de menções na internet, para saber o que as pessoas pensam sobre o assunto.
Leia também: YouTube anuncia produção de 40 programas originais
De acordo com os resultados da pesquisa , ao contrário do que muitos alegam, o trabalhador se mostra otimista em relação a essas novas tecnologias, uma vez que acredita que a introdução de robôs no ambiente de trabalho tem ajudado na realização de atividades operacionais, o que deixa mais tempo livre para que os funcionários possam se concentrar em ações mais estratégicas e criativas.
Ainda que o levantamento tenha detectado certa preocupação sobre como robôs e automação podem influenciar negativamente o trabalho, cerca de 30% das respostas apontam que essas tecnologias podem proporcionar economia de tempo, enquanto 25% expõem a expectativa por uma melhor análise de dados.
“Esse estudo da Adobe traz elementos que mostram que o receio de que máquinas podem fazer tudo sozinhas é muito menor em comparação aos benefícios que o avanço tecnológico já trouxe. Nessa união entre homem e máquina, os trabalhadores estão enxergando que a tecnologia não substitui o lado estratégico e criativo, que é essencialmente humano, e sim abrindo espaço para que deixemos de fazer operações repetitivas”, afirma o vice-presidente da Adobe para América Latina, o Federico Grosso.
Leia também: Confira 10 dicas para aproveitar todos os recursos de busca do Google
People Analytics
Além dos dados evidenciados acima, a Future of Work mostrou que as áreas mais voltadas às ciências humanas passaram a deter grandes volumes que auxiliam na tomada de decisões, como por exemplo, o People Analytics, que usa uma gama de informações relacionada à pessoa para potencializar os níveis de negócio de uma empresa.
Citados por 44% e 18%, respectivamente, RH e Gestão lideram o ranking de discussão sobre a ferramenta. “A ideia de usar o analytics para recrutar, melhorar o gerenciamento, substituir avaliações de desempenho e melhorar ambientes de trabalho é algo inerente ao futuro do trabalho. Os dados disponíveis devem ser usados não somente a serviço do marketing e para a performance do negócio, mas também internamente com os colaboradores, que são os responsáveis por fazer a máquina funcionar”, ressalta Grosso.
Motivação
Em relação as vontades dos colaboradores, a flexibilidade é considerada a principal motivação, apontando um movimento em direção a “Gig Economy”, tipo de mercado que contempla freelancers e que adota uma rotina de trabalho mais desprendida das obrigações CLT.
Transporte
Por fim, quanto ao transporte, a pesquisa mostrou o Hyperloop e os carros autônomos como preferência dos colaboradores que sonham em se locomover até seu local de trabalho dessa forma, com 1,1 milhão de menções positivas. O Hyperloop por sua vez, agrada as pessoas devido a sua aparência e velocidade espacial, tendo 50% escolhido esse meio de transporte ante aos ônibus e aos táxis. Já em relação às marcas relacionadas aos carros autônomos, Tesla, BMW, Ford, Volvo e GM detém foram as mais citadas pelos internautas.
Leia também: De olho na Netflix, Facebook deverá lançar dezenas de séries originais em junho