A Amazon pretende lançar em breve um óculos inteligente que terá integração com sua assistente virtual, a Alexa . A informação foi divulgada pelo "Financial Times" e cita fontes anônimas ligadas ao projeto. De acordo com imagens de patente da companhia, o dispositivo se parece com óculos normais e se conectaria com smartphones para enviar informações aos usuários. A reportagem afirma que o produto poderia ser lançado ainda este ano.
Leia também: Instagram deve mudar layout de exibição de fotos; usuários reclamam
Para acabar com a necessidade de fones de ouvido, os óculos da Amazon deverão ser capazes de entregar o áudio por meio de indução óssea. Como lembra o site "GeekWire", esta seria a mais nova expansão da Alexa para além dos alto-falantes inteligentes. O interesse da empresa em investir em um wearable, isto é, um dispositivo vestível, não é novo. A patente dos óculos de realidade aumentada foi registrada ainda em 2013.
Leia também: Twitter remove quase 1 milhão de contas por terrorismo em apenas dois anos
Com o produto, a empresa poderia tirar proveito das lições que o Google teve com o resultado abaixo do esperado de seus óculos inteligentes. Para entender o que deu errado com o outro projeto, Babak Parviz, um dos fundadores do Google Glass, foi contratado e já trabalha há três anos como vice-presidente da companhia. Ainda de acordo com o "Financial Times", os novos óculos ajudariam a Amazon a ocupar um espaço no mercado de realidade aumentada.
Nova chance para o Google Glass
O Google também faz investimentos para popularizar seu dispositivo de realidade aumentada. Considerado um dos produtos de pior retorno para a companhia, o Google Glass foi relançado
pela empresa. A granda mudança é o foco no setor corporativo, que poderá comprar e personalizar os óculos de acordo com suas necessidades. A nova edição também traz melhorias para o aparelho.
Leia também: Smartphone Pixel 2 tem possíveis imagens, cores e preços vazados
Batizada de Enterprise Edition, a nova versão do Google Glass ficou um pouco mais leve e possui um encaixe melhor com óculos de grau, quanto com os de proteção. Segundo a reportagem do "Financial Times", além de planejar uma concorrência com o Google no setor de óculos inteligentes, a Amazon estaria desenvolvendo um novo sistema de câmeras de segurança conectado com o Echo, dispotivo inteligente que já compete com o Google Home.