WhatsApp Pay foi liberado para todos os brasileiros nesta quarta-feira (23)
Matheus Barros
WhatsApp Pay foi liberado para todos os brasileiros nesta quarta-feira (23)

Usuários brasileiros do WhatsApp notaram nesta quarta-feira (23), um aviso sobre a opção de poderem fazer transferência bancária através do aplicativo , disposto na parte superior às conversas. A aba destaca o recurso, disponibilizado no país para transações na moeda nacional, e convida o usuário a saber mais sobre como ele pode começar a pagar e receber sem sair do app.

De acordo com a assessoria de imprensa do WhatsApp, o alerta que muitos receberam nesta quarta vem sendo liberado gradualmente aos brasileiros à medida que o serviço fica disponível para eles e pode aparecer também quando é feita a atualização do aplicativo, habilitando a função de pagamentos para a conta.

O fundador e CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, detendor também do WhatsApp e do Instagram, anunciou o lançamento das transferências de dinheiro no Brasil no dia 4 de maio.

"Agora você pode enviar dinheiro para seus amigos e familiares pelo WhatsApp e é tão fácil quanto mandar uma foto", afirmou ele à época, destacando que o Brasil é um dos primeiros países do mundo a ter pagamentos no WhatsApp. Isso porque sabemos o quanto o WhatsApp é importante para o Brasil", disse Zuckerberg. 

A empresa informou que o envio de dinheiro pelo aplicativo é feito sem taxas "e com a mesma facilidade que enviam uma foto para seus contatos". A função para empresas ainda precisa de aprovação para ser implementada no país e as discussões quanto a isso são feitas com o Banco Central .

Operado pela Cielo, o serviço está disponível para clientes com cartões de débito, pré-pago ou combo do Banco do Brasil, Banco Inter, Bradesco, Itaú, Mercado Pago, Next, Nubank, Sicredi e Woop Sicredi, com as bandeiras Visa e Mastercard.

O WhatsApp informou ainda que seu modelo é protegido "por várias camadas de segurança, como o PIN do Facebook Pay ou a biometria em dispositivos compatíveis".

Para começar a usar, o usuário — um número de telefone do Brasil — coloca seus dados, escolhe uma pessoa para enviar o dinheiro e adiciona o valor. Feito o envio, o destinatário vê o pagamento direto na conversa com o remetente. Somente transações dentro do país e em moeda local são autorizadas.

Alguns limites foram estabelecidos a respeito das quantias que podem ser enviadas por vez e da quantidade de transações que podem ser realizadas em um determinado período de tempo. As pessoas podem enviar até R$ 1 mil por transação e receber 20 transações por dia, com um limite de R$ 5 mil por mês, mas os bancos parceiros podem estabelecer um limite menor para transações.

Como vai funcionar a transação?

Para adicionar um pagamento pela primeira vez deve-se seguir estes passos:

  • Abra a conversa com o contato para o qual você deseja enviar o dinheiro, toque no ícone do clipe (Anexar) e depois em Pagamento.
  • Escreva o valor do pagamento na tela seguinte e toque em "Continuar" na tela do Facebook Pay.
  • Em seguida, toque em "Continuar" para aceitar os Termos de Serviço e a Política de Privacidade de Pagamentos no WhatsApp, os Termos de Serviço e a Política de Privacidade do Facebook, os Termos de Serviço e a Política de Privacidade do Facebook Pagamentos e os Termos de Serviço e Política de Privacidade da Cielo.
  • Crie um PIN de 6 dígitos para o Facebook Pay. E insira seu PIN do Facebook Pay novamente para confirmá-lo e toque em Avançar.

Segundo o WhatsApp, é possível usar sua impressão digital ao invés de inserir seu PIN, na opção Usar Impressão Digital. Caso contrário, toque em Pular para inserir seu PIN manualmente.

  • Insira seu nome, sobrenome e CPF. Em seguida, toque em Avançar.
  • Adicione os dados do seu cartão, incluindo o número do seu cartão de débito, a data de validade e o código CVV. E verifique os dados com um código que pode ser enviado por SMS ou e-mail.
  • Toque em Salvar. Pronto, pode fazer o pagamento.

É necessário aceitar a nova política de privacidade do WhatsApp para ter acesso aos pagamentos?

Não. Segundo o WhatsApp, não há relação entre a nova função e a nova política de privacidde do aplicativo. A atualização dessa política, anunciada em janeiro, está relacionada a mudanças em conversas opcionais com negócios e para fornecer mais transparência sobre como os dados são coletados e compartilhados.

Como atualizar o app para incorporar a nova função?

Basta habilitar a atualização automática dos apps do celular, ou ver se ela já está habilitada. No Android, basta abrir o Google Play, clicar no ícone de seu perfil, ir até Configurações e verificar se a opção Atualizar Apps Automaticamente está ativada.Assim, o WhatsApp será atualizado regularmente.  Normalmente, a atualização é feita apenas quando o celular está conectado a redes Wi-Fi, para economizar dados e bateria, mas você pode escolher a opção de usar qualquer rede para fazer a atualização automática.

No iPhone ou iPad, entre em Ajustes, veja a App Store, e aí é só verificar se está ativada a opção Atualizações de Apps, que prevê a atualização automática. Para atualizar um app manualmente, clique na App Store, depois no ícone de perfil na parte superior da tela, e veja os aplicativos que podem ter updates. Toque em Atualizar no lado do app em questão, ou simplesmente em Atualizar Tudo.

Lembrando que os pagamentos no WhatsApp estão sendo habilitados aos poucos, de modo que podem não aparecer imediatamente após uma atualização. Eles podem ser ativados também quando você receber a primeira transferência de um amigo ou familliar.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!