O carro que se transforma em avião, o Aircar, foi aprovado em testes na Eslováquia e recebeu o Certificado de Aeronavegabilidade da autoridade de transporte local após completar 70 horas de voos e mais de 200 decolagens e aterrissagens.
O modelo, equipado com um motor BMW e que funciona com gasolina comum, precisa de 2 minutos e 15 segundos para se transformar em uma aeronave. Ao contrário dos protótipos de drone-táxi existentes, ele não consegue decolar e pousar verticalmente, e requer uma pista de decolagem e aterrissagem.
Segundo a Klein Vision, empresa responsável pelo projeto, os testes realizados seguem os padrões da EASE, a Agência Europeia de Segurança da Aviação.
"Os desafiadores testes incluíram série de manobras de voo e desempenho e demonstraram uma surpreendente estabilidade estática e dinâmica no modo de aeronave", explicou empresa responsável pelo projeto.
O carro voador é capaz de transportar duas pessoas, com um limite de peso combinado de 200 kg.
Em julho passado, o veículo realizou um voo de 35 minutos entre os aeroportos internacionais de Nitra e Bratislava, na Eslováquia. No ar, o veículo atingiu a velocidade de 170 km/h.
O que chama atenção no Volar é o seu visual, que lembra o de carros voadores de filmes de ficção científica.
Brasil está na corrida pelo carro voador
Outro projeto similar é o da fabricante chinesa XPeng, que fez um modelo que se parece com m carro superesportivo tradicional, mas tem asas e hélices para subir aos ares.
Fabricantes como a Embraer, com a sua marca Eve, também estão com projetos no segmento. Segundo o presidente da companhia brasileira, Francisco Gomes Neto, a Eve terá a liderança do mercado de carro voador.
A Embraer fez uma combinação de negócios com a Zanite Acquisition, uma companhia com propósito específico de aquisição ou Spac, na sigla em inglês, focada em aviação, para acelerar o processo.
O mercado de carros voadores é promissor: em 2019, a consultora Morgan Stanley previu que o setor poderia valer US$ 1,5 trilhão em 2040.
A empresa britânica Bellwether recentemente fez uma demonstração de um protótipo do seu veículo elétrico de pouso e decolagem vertical (eVTOL, na sigla em inglês), que é uma aeronave similar a um helicóptero, mas que faz menos barulho e usa mais hélices para voar.