Um vírus infiltrado em aplicativos no Android é capaz de infectar celulares e roubar dados da conta do Facebook das vítimas. A ameaça foi descoberta pela empresa de cibersegurança Zimperium.
De acordo com a companhia, o malware é usado desde 2018 e já fez mais de 300 mil vítimas em 71 países, a maior parte no Vietnã.
O vírus foi encontrado em diversos aplicativos, tanto na loja oficial Google Play Store quanto em lojas de terceiros. Ele se instala, sobretudo, em apps que fingem ser educativos ou de leitura.
Ao acessar esses aplicativos, a vítima é direcionada para uma página que solicita o login pelo Facebook. A página, porém, é falsa, e o sistema rouba os dados digitados ali, ou seja, login e senha.
Para se proteger se fraudes como essa, é importante ter um bom antivírus instalado e atualizado no seu celular - veja aqui uma lista de opções gratuitas para Android.
Além disso, é recomendado não baixar aplicativos em lojas de terceiros. Mesmo na loja oficial, a Google Play Store, é importante se atentar aos comentários, ao número de downloads e ao desenvolvedor.