O CEO do Telegram, Pavel Durov, anunciou nesta segunda-feira (26) que a plataforma vai ganhar Stories a partir de julho. De acordo com ele, o recurso vai ser diferente do existente em outras redes sociais, embora as ferramentas anunciadas sejam bastante parecidas.
"Há anos, nossos usuários nos pedem para implementar Stories no Telegram. Inicialmente, éramos contra isso, pois os Stories já estão por toda parte. No entanto, o Telegram não seria Telegram se não escutássemos nossos usuários e não inovássemos nos formatos existentes. Por isso, lançaremos os Stories em breve – no jeito Telegram", escreveu Durov.
A principal diferença entre os Stories do Telegram e os presentes em outras redes sociais é o tempo em que uma publicação fica disponível. No mensageiro, será possível escolher se um conteúdo ficará no ar por seis, 12, 24 ou 48 horas. Além disso, também vai dar para postar Stories permanentes, que ficam para sempre no perfil.
Os resto das funções anunciadas pelo Telegram, porém, são similares aos Stories do Instagram ou de outras plataformas: controle sobre quem pode ver uma publicação; possibilidade de ocultar Stories de determinados usuários; ferramenta de legendas; e suporte para câmera dupla. Confira como será a novidade:
Mais fácil viralizar
Outra funcionalidade anunciada por Durov é que será possível compartilhar publicações de canais nos Stories, divulgando tanto o conteúdo quanto o canal em si. "Tornar-se viral no Telegram ficará muito mais fácil", escreveu o CEO da plataforma.
Esse recurso pode ampliar preocupações já existentes a respeito da possibilidade de conteúdos perigosos viralizarem na plataforma. O Telegram já foi alvo de investigações no Brasil por manter grupos e canais que disseminam desinformação e conteúdos violentos. A novidade anunciada nesta segunda pode ajudar a amplificar esses canais.
Copiou o WhatsApp?
Os Stories chegam ao Telegram bastante atrasados em relação a outras plataformas digitais. O formato, que surgiu com o Snapchat e ganhou fama com o Instagram, já está presente em quase todas as redes sociais e mensageiros - inclusive no WhatsApp, principal concorrente do Telegram.
Essa é uma das poucas vezes em que um recurso chega primeiro ao WhatsApp e depois ao Telegram. Isso porque o mensageiro da Meta é conhecido por lançar funções que já existem no seu concorrente .