Com o Dia dos Namorados se aproximando, é hora de ficar ligado nos perigos dos golpes em compras online. Uma pesquisa do SAS Institute revelou que 80% dos consumidores brasileiros já foram vítimas de fraudes digitais , mostrando como nossos dados pessoais e financeiros estão vulneráveis aos cibercriminosos.
O Brasil é o segundo país que mais sofre com crimes cibernéticos na América Latina, o especialista da Blaze Information Security Julio Cesar Fort destaca a importância de adotar medidas de segurança ao fazer compras online, especialmente nesta época.
Nesse momento, o senso de comunidade pode ser um aliado. Segundo Denis Riviello, Head de Cibersegurança da Compugraf, existem sites de reclamações de lojas que podem auxiliar na identificação de marcas fraudulentas, pois reúnem um compilado de avaliações de outros consumidores que já compraram do mesmo lugar.
“É importante pesquisar a reputação da loja em páginas de reclamação, já que elas podem conter relatos de consumidores que foram vítimas de golpes ou fraudes online, além de informações sobre possíveis práticas enganosas. Também é recomendável buscar o histórico da empresa em outras páginas da internet. Com base nas informações coletadas, o consumidor pode escolher fazer negócios apenas com empresas que tenham uma boa reputação e um histórico positivo”, indica.
O especialista também indica evitar sites que solicitem transferências bancárias diretas ou pagamento em dinheiro. “Outra dica é conferir as políticas de privacidade, devolução e envio, elas devem ser facilmente acessíveis e claras. Elas ajudam a entender quais são os direitos como cliente”, completa.
Promoções muito surpreendentes, itens raros e de difícil acesso disponíveis com facilidade e em grandes quantidades são cenários que parecem tentadores, mas merecem atenção por outro motivo.
“É fundamental desconfiar do que é muito tentador. Hoje, os phishings estão cada vez mais elaborados e bem feitos. Ofertas muito atraentes podem ser uma estratégia para trazer vítimas para sites falsos ou lojas não confiáveis, onde os dados pessoais ou financeiros podem ser roubados”, alerta Riviello.
Veja 7 dicas para garantir uma compra segura na internet
- 1. Pesquise a reputação da loja: Verifique se a loja tem boas avaliações em sites de reclamações e busque seu histórico na internet.
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- 2. Identifique sinais de autenticidade: Sites legítimos geralmente têm informações de contato claras e várias opções de pagamento seguro.
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- 3. Cuide das suas informações: Evite salvar o número do cartão nos dispositivos e compartilhar informações pessoais em excesso.
- 4. Fique atento aos golpes por e-mail: Verifique se o domínio do e-mail corresponde ao do site oficial e desconfie de mensagens muito genéricas ou suspeitas.
- 5. Desconfie do muito atraente: Ofertas surpreendentes podem ser um chamariz para sites falsos. Não caia na tentação!
- 6. Use anti-vírus e softwares de proteção: Instale extensões de navegadores que possam identificar sites maliciosos e proteger sua navegação.
- 7. Adote medidas cautelosas: Considere usar cartões de crédito temporários ou endereços de entrega alternativos para proteger suas informações.
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