65% dos brasileiros afirmam não saber verificar se um site é falso ou verdadeiro, de acordo com pesquisa da empresa de cibersegurança Kaspersky divulgada nesta semana.
O estudo mostra que 71% dos brasileiros tentam conferir se um site é legítimo antes de inserir informações pessoais, mas 65% confessam que não sabem comprovar com certeza se um site é verdadeiro.
Dentre as estratégias usadas pelos internautas para verificar se um site é verdadeiro, estão conferir o nome da empresa e o serviço por sites de busca (64%), verificar pela própria URL se o site coincide com o nome da empresa (48%), baixar o app pela loja oficial (44%) e analisar o conteúdo da página para buscar indícios de fraude (38%).
"A frase que sempre utilizo para falarmos de golpes online é: quando a esmola é demais, o santo desconfia. É muito pouco provável que um site irá fazer uma superoferta sem a devida divulgação ou até fora de épocas comemorativas. Ainda assim, nesses períodos, é necessária muita atenção aos cliques e aos dados que você está fornecendo. É possível evitar um golpe com atenção e paciência antes de perder uma 'promoção'", aconselha Fabio Assolini, diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky para a América Latina.
Como saber se um site é falso
Para ter certeza se um site é falso ou verdadeiro, siga estas dicas:
- Desconfie de promoções boas demais ou de mensagens urgentes;
- Verifique o endereço do site e cheque se há erros ou pequenas alterações. É comum que sites imitem outras empresas, como varejistas, e troquem apenas alguns caracteres para confundirem os consumidores. Na URL, um "A" pode ser trocado por um "4" ou um "i maiúsculo por um "L" minúsculo, por exemplo;
- Navegue pelo site e veja se ele tem várias páginas funcionando. É comum que os fraudadores imitem sites famosos mas deixem várias abas "vazias". Na navegação, também procure por erros gramaticais, que podem denunciar que um site é falso;
- Se encontrar qualquer indício de que o site é falso, feche a guia e procure pelos canais oficiais da marca pelo qual o site se passa. Não confie em links patrocinados ao buscar pelo site correto;
- Não passe seus dados pessoais ou bancários se tiver qualquer dúvida sobre a confiabilidade do site;
- Mantenha sempre um antivírus instalado e atualizado nos seus dispositivos, inclusive o celular. Clique aqui para ver boas opções gratuitas para Android.