Galaxy Gran Prime é intermediário para fãs de selfies

Por André Cardozo , iG Tecnologia |

compartilhe

Tamanho do texto

Smartphone da Samsung tem câmera frontal com lente que captura área maior do que a concorrência

Mais uma semana, mais um smartphone da Samsung. A empresa coreana é certamente a fabricante que mais lança smartphones e conta com a força da marca Galaxy para promover modelos para públicos variados.

LEIA TAMBÉM:
Testes do novo Moto G, Zenfone 5, LG G3 e outros smartphones

No caso do Gran Prime (R$ 830), o público-alvo é o usuário que é fã de selfies. O Prime é um celular intermediário que tem como maior diferencial a câmera frontal superior à da concorrência. Na versão testada pelo iG, o aparelho veio também com TV digital, outro diferencial interessante. Confira mais detalhes sobre o Gran Prime no teste.

Galaxy Gran Prime é smartphone voltado para selfies. Foto: André Cardozo/iGGran Prime tem traseira com acabamento fosco e liso. Foto: André Cardozo/iGGran Prime tem câmera frontal de 5 MP. Foto: André Cardozo/iGGran Prime mede 0,8 cm de espessura. Foto: André Cardozo/iGGran Prime roda o sistema Android 4.4.4. Foto: André Cardozo/iGGran Prime tem câmera traseira de 8 MP e flash LED. Foto: André Cardozo/iGAntena de TV fica embutida no aparelho. Foto: André Cardozo/iGGran Prime tem um só botão físico, como outros aparelhos da Samsung. Foto: André Cardozo/iGTV digital é um dos diferenciais do Galaxy Gran Prime. Foto: André Cardozo/iGGran Prime capta sinal de canais abertos. Foto: André Cardozo/iGGran Prime tem 8 GB de armazenamento. Foto: André Cardozo/iGGran Prime permite troca de bateria pelo próprio usuário. Foto: André Cardozo/iGGran Prime é dual chip , com entradas nos padrões SIM e microSIM. Foto: André Cardozo/iG

A favor:

- Câmera frontal superior à média do mercado;
- TV digital;
- Roda bem apps básicos e games mais pesados.

Contra:

- Resolução de tela inferior à de alguns concorrentes.

Design

André Cardozo/iG
Gran Prime (esq.) e Galaxy S5: praticamente idênticos

A Samsung repete no Prime o estilo de design já usado no S5 e outros aparelhos da linha Galaxy. De frente, o Prime é praticamente idêntico ao S5 e apenas os cantos são um pouco menos arredondados.

Na parte traseira a diferença é maior. O Prime usa uma tampa lisa, sem a textura do S5 e de alguns outros modelos da linha. De resto, o estilo é o mesmo: lateral de plástico prateada, botão físico único na parte inferior, botão liga/desliga do lado direito e de volume do lado esquerdo. A antena da TV digital fica embutida no canto superior direito do smartphone.

Como em outros modelos da Samsung, a tampa traseira pode ser removida e dá acesso à bateria (e também aos chips de operadora e cartão de memória). Essa é uma característica importante para quem tem o hábito de levar uma bateria reserva.

Configuração

O Gran Prime possui uma configuração intermediária, com chip quad core de 1,2 GHz da própria Samsung e 1 GB de RAM. Nos aplicativos de medição de desempenho (benchmarks) o desempenho do Prime foi pouco superior ao do Moto G. Foram 20.047 pontos no AnTuTu, 1.959 no Vellamo HTML, 811 no Vellamo Metal e 1.194 no Vellamo Multicore. Em todos os casos, são bons valores para um smartphone intermediário.

André Cardozo/iG
TV digital é diferencial do Gran Prime

O iG também testou o Prime com alguns games pesados, como Dead Trigger 2 e Asphalt 8 e o desempenho foi muito bom, sem engasgos.

O Prime vem com 8 GB de memória para armazenamento (5,1 GB livres) e também tem slot para cartão. 

Um diferencial do aparelho é o recurso de TV digital.

Nos testes do iG ele funcionou muito bem, mas sempre vale ressaltar que a recepção de TV depende da cobertura de sinal de cada área. 

Câmera

O Gran Prime tem uma câmera traseira de 8 megapixels e flash LED. O aplicativo traz os conhecidos modos de panorama, foto HDR, fotos sequênciais e um modo bacana de GIF animado, que tira uma sequência de fotos e já gera um GIF pronto para compartilhar na web.

Nos testes do iG, a câmera traseira do Gran Prime se mostrou competente, mas não espetacular. De modo geral, as imagens ficaram com um aspecto um pouco "lavado" quando comparadas a fotos tiradas com concorrentes de preço semelhante, como o Zenfone, da Asus.  

Se a câmera traseira não impressiona, a frontal é certamente acima da média e acaba sendo o grande diferencial do aparelho. A câmera frontal do Prime tem lente com maior abertura, o que permite encaixar mais pessoas e mostrar bem o fundo da foto.

O iG testou esse recurso comparando selfies do Prime com fotos tiradas com o iPhone 6 e o Moto Maxx. E a câmera frontal do Prime realmente se mostrou superior, capturando uma área maior e gerando imagens de melhor qualidade, com menos granulação.

Como ocorre em outros aparelhos da Samsung, a câmera frontal do Prime pode ser acionada simplesmente mostrando a palma da mão para a lente. Assim, o usuário não precisa pressionar o botão disparador para tirar a foto. O smartphone tem ainda um modo que permite usar a câmera traseira para selfies. Nesse modo, a câmera traseira é acionada automaticamente ao reconhecer o rosto do usuário.

Tela

André Cardozo/iG
Gran Prime tem tela de 5 polegadas

O Gran Prime tem tela de 5 polegadas com proporção widescreen (16:9) e resolução qHD (960 x 540).

É um valor baixo para um aparelho de sua categoria, ainda mais quando se nota que alguns concorrentes com tela de tamanho igual, como o Moto G e o Zenfone, têm resolução do padrão HD (1.280 x 720).

A seu favor, o Gran Prime tem a reconhecida qualidade da Samsung na fabricação de telas. Mesmo sem ter a avançada tecnologia Super AMOLED, presente em aparelhos Galaxy mais caros, a tela do Prime tem excelente nível de brilho e boa fidelidade de cores.

No fim das contas, a resolução baixa para o tamanho da tela não é algo que vai incomodar o usuário. Mas não dá para deixar de observar que esse é um valor menor do que o de vários de seus concorrentes.

Sistema e aplicativos

Reprodução
Tela inicial e de configurações do Gran Prime


O Galaxy Gran Prime roda a versão 4.4.4 do Android com a interface TouchWiz, da Samsung. As maiores modificações dessa interface em relação ao Android "puro" ficam na tela de notificações e no app de configurações do aparelho, que são divididos de modos diferentes.

Em relação aos aplicativos, a Samsung sempre foi criticada por incluir muitos apps em seus aparelhos, boa parte deles com pouca utilidade ou com função duplicada. Nos seus últimos aparelhos, porém, felizmente isso vem diminuindo.

Além dos apps básicos do Android, há apenas alguns apps populares, como Evernote e Dropbox, e algus atalhos para jogos casuais. Nada de ChatOn, "S isso", "S aquilo". Os únicos apps da Samsung de maior destaque no aparelho são o S Planner (agenda) e Galaxy Apps (loja de apps).

Bateria

No teste de alto consumo de bateria do iG, com vídeo em tela cheia, Wi-Fi ligado e brilho no máximo, a bateria do Prime durou 6h30 em modo normal e mais 1h no modo de economia (ativado automaticamente quando a bateria atingiu 4%). É um valor dentro da média de aparelhos de sua categoria.

Conclusão

O Gran Prime é promovido pela Samsung como o Galaxy para selfies. E nesse quesito o aparelho vai bem. Além disso, o Prime é um intermediário de respeito, com boa configuração, TV digital e entrada para dois chips de operadoras. O único item que deixa a desejar é a resolução da tela, mas usuários menos exigentes não vão se incomodar com esse item.

Ficha técnica

Galaxy Gran Prime Duos Com TV

Configuração: processador Samsung Exynos quad core 1,2 GHz, 1 GB de RAM, sistema Android 4.4.4, tela de 5 polegadas com resolução qHD (960 x 540) e 240 ppp, 8 GB de armazenamento (5,1 GB livres) + entrada para cartão de memória microSD, câmera traseira de 8 MP com flash LED, câmera frontal de 5 MP, Wi-Fi, Bluetooth, 3G, TV digital, rádio FM, dual chip (entradas nos padrões SIM e microSIM).
Preço: R$ 830
Dimensões: 14,5 x 7,1 x 0,8

Leia tudo sobre: samsungsmartphonegalaxygalaxy gran prime

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas