Tecnoblog

Apple  processada pela loja de apps Cydia por monoplio ilegal
Bruno Gall De Blasi
Apple processada pela loja de apps Cydia por monoplio ilegal

O Cydia , peça fundamental para dispositivos com jailbreak, processou a Apple nesta quinta-feira (10). Aberta por "monopólio ilegal", a ação dos responsáveis pela loja de apps não-oficial para iOS alega que a empresa norte-americana adota medidas anticompetitivas ao impedir outras formas para distribuir aplicativos no sistema.


Apple é processada pela loja de apps Cydia

Aberto na corte federal da Califórnia do Norte, o processo alega que a Apple adota práticas anticompetitivas a fim de impedir o funcionamento do Cydia em celulares e tablets da Apple, além do iPod Touch. Segundo os advogados, a Apple detém o monopólio da distribuição de aplicativos no iOS, o que acaba privilegiando a App Store.

"Não fosse pela aquisição anticompetitiva da Apple e pela manutenção de um monopólio ilegal sobre a distribuição de aplicativos iOS, os usuários hoje seriam capazes de escolher como e onde localizar e obter aplicativos iOS, e os desenvolvedores poderiam usar o distribuidor de aplicativos iOS de sua escolha", diz o processo.

Você viu?

Em resposta ao Washington Post , a Apple afirma que não há monopólio, uma vez que o sistema compete com o Android, argumento que se aproxima da declaração dada em junho. A companhia ainda disse que exerce o controle para tornar o sistema mais seguro e impedir a disseminação acidental de malwares e afins nos dispositivos.

Esta, porém, não é a primeira vez que a Apple recebe questionamentos e queixas relacionadas à App Store. Em setembro de 2020, por exemplo, a Epic Games, criadora do Fortnite, processou a Apple após ter sua conta de desenvolvedor encerrada. A disputa judicial devido à taxa de 30% na loja de apps ficou para 2021.

O Cydia é uma loja de aplicativos lançada em 2008, antes mesmo da App Store, para o primeiro iPhone. Desenvolvido por Jay Freeman, também conhecido como Saurik, a lojinha marcou presença em dispositivos que passavam por processo de jailbreak para instalar softwares não aprovados e indisponíveis na App Store.

A ação judicial será analisada pela Apple, de acordo com Fred Sainz, porta-voz da companhia, ao jornal norte-americano.

Com informações: MacRumors e The Washington Post

Apple é processada pela loja de apps Cydia por “monopólio ilegal”

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!