PS5 recebe atualização
divulgação
PS5 recebe atualização

O PS5 e o PS4 receberam uma nova atualização de sistema nesta quarta-feira (23). Esse update habilita funções muito aguardadas pelos donos dos consoles, como as Parties Abertas e melhorias na interface. A principal novidade, porém, é que a Sony está se preparando para incluir no PS5 um dos melhores recursos do Xbox Series X|S: o VRR.

A taxa de atualização variável — do inglês Variable Refresh Rate (VRR) — chega em breve ao console mais poderoso da Sony. Isso significa que, em telas compatíveis com a tecnologia, os jogos de PS5 vão rodar de maneira mais fluida, com imagens suaves, reduzindo os problemas causados por taxas instáveis de quadros por segundo.

Além disso, o VRR promete diminuir o intervalo entre os comandos realizados no controle e a imagem exibida na tela. Em títulos de ação, luta ou corrida, nos quais cada quadro por segundo importa no cenário competitivo, essa tecnologia pode melhorar a experiência dos jogadores de forma considerável e até garantir certa vantagem, em alguns casos.

O recurso também pode amenizar falhas em jogos com problemas de desempenho. O recém-lançado Elden Ring, por exemplo, sofre com quedas bruscas na taxa de quadros por segundo em sua versão para PS5. Com o VRR, essa instabilidade deve ficar menos visível, pois a tela irá adaptar a taxa de atualização em tempo real, conforme as imagens são exibidas pelo game.

Contudo, o VRR tem algumas limitações. Em primeiro lugar, a tecnologia só poderá ser habilitada se o PS5 estiver conectado em telas compatíveis com HDMI 2.1. A Sony vai permitir ativar o recurso nas configurações do console para melhorar qualquer jogo, mas somente títulos atualizados pelas desenvolvedoras vão aproveitar as vantagens ao máximo.

Ainda não há previsão para o VRR chegar ao PS5, mas é provável que o recurso comece a ser testado nas próximas atualizações para usuários beta ao longo do ano. Vale lembrar que a tecnologia está presente nos Xbox Series X|S desde o lançamento dos consoles, em 2020.

Parties Abertas e mais novidades já estão disponíveis

Apesar de ainda não habilitar o VRR, a atualização mais recente do sistema da Sony trouxe novidades para o PS5 e PS4. A principal é a estreia em ambos os consoles das Parties Abertas, que permitem a entrada de amigos no chat de voz, sem um convite do dono da sala.

Enquanto isso, o PS5 recebeu, com exclusividade, melhorias visuais na interface da Game Base e nos cartões de troféus. Também é possível ativar novas opções de acessibilidade, como áudio mono para fones de ouvido.

Os jogadores dos EUA e do Reino Unido já podem usar comandos de voz no PS5 para encontrar ou abrir jogos e aplicativos, assim como mudar configurações do console. Por enquanto, o recurso está disponível somente em inglês.

Por fim, a Sony agora permite usar o aplicativo PS App para entrar em Parties Abertas e Fechadas pelo celular. O Remote Play para smartphones também recebeu melhorias, como um modo escuro e Leitor de Telas em português do Brasil.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!