Falha grave permite roubo de dados
Unsplash/Mika Baumeister
Falha grave permite roubo de dados

Pesquisadores identificaram uma nova vulnerabilidade que afeta os chips da Intel e AMD. Batizada de Hertzbleed, a falha pode ser usada para roubar chaves de criptografia e outros dados que passam pelo processador. A escala do problema é outro ponto preocupante: estima-se que a maioria das CPUs das fabricantes seja afetada.

A vulnerabilidade foi inicialmente descoberta por uma equipe da própria Intel durante investigações internas. Mais tarde, um grupo de pesquisadores independentes das universidades do Texas, Washington e Illinois Urbana-Champaign também estudaram a Hertzbleed. Em uma postagem de blog, eles descreveram a brecha de segurança dos processadores.

Segundo os pesquisadores independentes, a Hertzbleed afeta a maioria das CPUs das fabricantes. Tanto a Intel quanto a AMD já reconheceram a existência da vulnerabilidade. A AMD não chegou a se manifestar sobre a escala do problema, mas a Intel confirmou que a falha engloba todos seus processadores.

Qual o perigo da vulnerabilidade Hertzbleed?

Em poucas palavras, a falha Hertzbleed permite ataques de canal lateral que podem roubar dados do computador, inclusive chaves de criptografia. Na prática, a vulnerabilidade pode ser usada para conseguir informações protegidas, que normalmente permanecem criptografadas e que só podem ser acessadas com um algoritmo criptográfico.

Isso ocorre por meio do rastreamento dos mecanismos de potência e impulso do processador. Assim, invasores podem observar a assinatura de energia de uma carga de trabalho de criptografia, como as chaves de criptografia.

Ao visualizar essas informações de energia geradas pelo processador, o invasor pode convertê-las em dados que podem permitir o roubo das chaves de criptografia. A parte mais preocupante é que todo esse processo não requer acesso físico. Na realidade, a vulnerabilidade pode ser explorada de maneira remota.

Problema pode afetar processadores de mais fabricantes

Vale destacar ainda que a Hertzbleed pode ser ainda maior do que imaginamos. Além dos chips AMD e Intel, que sabemos com toda a certeza que são afetados pela falha, outros processadores modernos devem sofrer do mesmo problema.

Conforme descrito pelos pesquisadores, a Hertzbleed rastreia os algoritmos de energia por trás da técnica Dynamic Voltage Frequency Scaling (DVFS). Ela é usada na maioria dos processadores modernos e, portanto, outras fabricantes, como ARM, provavelmente também são afetadas pela mesma vulnerabilidade. No entanto, até agora nenhuma outra empresa confirmou se a falha está presente em seus chips.

Hertzbleed é preocupante, mas difícil de explorar

Todas as informações constroem um cenário preocupante. A quantidade de chips afetados é gigantesca, afetando usuários de todo o mundo. Além disso, não há nenhuma solução rápida para resolver o problema.

Mesmo assim, a Intel acredita ser altamente improvável que você ou qualquer um seja vítima de um ataque baseado na Hertzbleed. Em um guia de segurança para desenvolvedores, a fabricante explica que são necessárias várias horas, ou até mesmo dias, para se roubar uma chave criptográfica explorando essa falha.

Mesmo que alguém tente uma invasão desse tipo, é provável que o ataque nem seja bem-sucedido. Isso porque o processo requer recursos avançados de monitoramento de energia de alta resolução e que são difíceis de replicar fora de um ambiente de laboratório. A maioria dos hackers nem deve se interessar pelo Hertzbleed, especialmente quando muitas outras vulnerabilidades são descobertas com frequência.

No ano passado, por exemplo, foram descobertas mais três variantes da conhecida falha Spectre, que afeta processadores da Intel e AMD. Na ocasião, pesquisadores descreveram que as novas vulnerabilidades podem superar a maioria das soluções já apresentadas. Ao explorar a Spectre, invasores podem induzir a execução especulativa de uma operação maliciosa, abrindo brechas para vazamento de dados.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!