Conheça três serviços que usam conexões sem fio para mandar arquivos para impressoras

Muita gente provavelmente já quis imprimir algum documento ou página da internet direto de seu smartphone ou tablet. Porém, a maior parte destes dispositivos é incompatível com impressoras, mesmo aquelas que têm conexões sem fio integradas. Alguns programas e serviços, porém, facilitam a impressão diretamente a partir de smartphones. Confira abaixo três serviços.

Google Cloud Print (Beta)

O Google Cloud Print permite que uma impressora seja associada à sua conta do Google para que possa ser usada remotamente. Assim é possível, por exemplo, imprimir um documento na impressora de casa mesmo quando se está na rua ou em outro local.

Para instalar o serviço basta, no computador em que a impressora está instalada, entrar nas configurações avançadas do Google Chrome (9 ou superior) e clicar em "Ativar o conector do Google Cloud Print". Todas as impressoras conectadas ao computador em questão serão adicionadas ao serviço Cloud Print.

Feito isto, basta acessar o Gmail ou Google Docs do seu smartphone e escolher o que deve ser impresso. O arquivo será impresso no equipamento configurado no Cloud Print. A única exigência é, claro, que a impressora esteja conectada à internet de alguma forma.

O Google Cloud Print também é compatível com serviços de impressão em nuvem de terceiros (Ex.: PrintCentralPro para iOS e PrinterShare Mobile Print para Android). Este serviços possibilitam a impressão de fotos, textos, páginas da web e outros tipos de arquivos que estejam no seu dispositivo móvel.

O serviço do Google é gratuito. Para obter informações mais detalhadas sobre o Google Cloud Print clique neste link .

AirPrint

Para os usuários da linha Apple existe um serviço de impressão chamado Airprint. Com ele a impressão pode ser feita diretamente do iPhone e iPad por meio de conexão Wi-Fi.

O grande inconveniente deste serviço é sua compatibilidade limitada a somente alguns modelos de impressoras mais recentes, de marcas como Brother, Canon, Epson, HP e Lexmark..

Diferentemente do Cloud Print, o serviço da Apple não é conectado à internet. Ou seja, para imprimir é necessário que o smartphone esteja na mesma rede Wi-Fi da impressora. No caso do serviço do Google, é possível imprimir de qualquer lugar, pois o arquivo é enviado para a impressora por meio da internet. 

Veja neste link mais informações sobre o AirPrint.

Fingerprint 2

Apesar de não ter por trás do seu desenvolvimento o Google ou a Apple, o Fingerprint é um excelente aplicativo de impressão para usuários de iPad, iPod Touch e iPhone. O programa tem a capacidade de encontrar automaticamente as impressoras conectadas ao micro, seja USB ou sem fio (Wi-Fi ou Bluetooth).

Para que o programa funcione, porém, é necessário instalar um software no computador (Windows ou Mac) ao qual a impressora está conectada.

No caso de reinicializações inesperadas do computador, o Fingerprint voltará a rodar automaticamente. Sua interface é bem simples e de fácil manuseio, seja no computador ou nos dispositivos móveis da Apple. O aplicativo é pago (US$ 19,99), mas há uma versão grátis para teste, com validade limitada.

Veja mais informações sobre o Fingerprint (em inglês) neste link .

    Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.