Rede social do Google está à frente do Facebook no País, apesar de crescimento acelerado

O Orkut, primeira rede social lançada pelo Google, se mantém na liderança entre as redes sociais no Brasil, de acordo com novo estudo da consultoria Experian Hitwise. O estudo mostra que o Orkut atingiu 40,51% de participação de mercado na categoria de redes sociais e fóruns em setembro de 2011, 19,41 pontos percentuais a menos que no mesmo período do ano passado.

Experian Hitwise aponta crescimento do Facebook no Brasil, mas liderança do Orkut
Reprodução
Experian Hitwise aponta crescimento do Facebook no Brasil, mas liderança do Orkut
O Facebook, que tinha participação neste mercado de apenas 3,92% em setembro de 2010, aumentou sua participação para 24,61% em setembro de 2011. O terceiro colocado da categoria de redes sociais e fóruns é o site de vídeos YouTube, com 17,80% da preferência dos usuários no Brasil. O Google+, nova rede social do Google, aparece apenas em novo lugar no ranking, com 0,65% de participação no período analisado.

Apesar de mostrar a tendência de crescimento do Facebook no Brasil, os dados da Experian Hitwise diferem dos divulgados por outras consultorias, como o Ibope e a comScore. Vale lembrar que as consultorias utilizam metodologias de pesquisa diferentes, o que impacta diretamente no resultado do estudo.

De acordo com o Ibope , o Facebook superou o Orkut em visitantes únicos no mês de setembro, quando registrou 30,9 milhões de visitantes únicos e o Orkut teve 29 milhões.

A comScore , por sua vez, ainda não anunciou que o Facebook passou o Orkut no Brasil. No entanto, segundo os dados da consultoria, o Facebook estaria se aproximando rapidamente do concorrente no Brasil: em agosto, o Facebook registrou 28,5 milhões de visitantes únicos, enquanto o Orkut ainda se mantinha na liderança com 37,1 milhões.

    Leia tudo sobre: facebook
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.