Resolução é três vezes maior do que a média dos smartphones mais sofisticados do mercado

Em sua coletiva no Mobile World Congress , evento de tecnologia móvel que acontece em Barcelona (Espanha) até a próxima sexta-feira (2), a Nokia anunciou novos modelos de celulares. O destaque é o modelo Nokia 808 Pureview, que tira fotos com resolução de até 38 megapixels, resolução cerca de três vezes superior do que a média dos smartphones mais sofisticados atualmente no mercado.

LEIA TAMBÉM:
Confira cobertura completa do evento
Samsung planeja quase dobrar venda de smartphones
Mobile World Congress começa: saiba quais são as tendências

Nokia 808 PureView traz Symbian e câmera com resolução de 41 megapixels
Getty Images
Nokia 808 PureView traz Symbian e câmera com resolução de 41 megapixels

O iPhone 4S , por exemplo, tira fotos de até 8 megapixel. O smartphone com câmera mais avançada até agora é o Xperia S, da Sony, que fotografa com resolução de 12 megapixels. De acordo com a Nokia, o sensor da câmera do Nokia 808 Pureview tem 41 megapixels de resolução, mas as fotos podem ter a qualidade máxima de 38 megapixels. A câmera do aparelho também usa lentes Carl Zeiss.

O 808 Pureview roda Symbian, o que mostra que a Nokia não desistiu do sistema operacional, apesar da adoção do Windows Phone, da Microsoft, como plataforma principal para smartphones. O aparelho também é capaz de enviar áudio 5.1 no padrão Dolby Digital Plus para TVs e home theaters. Na Europa, o aparelho deve chegar em maio por 450 euros. A Nokia não divulgou previsão de lançamento para outros países, como o Brasil.

Lumia 610 é o Windows Phone basicão

Expandindo sua linha de smartphones com Windows Phone, a Nokia anunciou um novo modelo na coletiva. O Lumia 610 é o modelo mais básico da linha Lumia (que tem ainda os aparelhos 710, 800 e 900 ). Na Europa, o modelo custará 189 euros e chegará no segundo trimestre deste ano.

Lumia 610 é smartphone com Windows Phone e preço baixo, para países emergentes
ig
Lumia 610 é smartphone com Windows Phone e preço baixo, para países emergentes

Outra novidade da plataforma Windows Phone é o aplicativo do Skype. Durante a coletiva da Nokia, um executivo da Microsoft anunciou que uma versão beta do Skype para Windows Phone estará disponível em breve. Atualmente, a loja de aplicativos do Windows Phone tem 65 mil programas para download.

O aplicativo do Skype será útil principalmente para donos do aparelho Lumia 900, o único modelo com câmera frontal para videoconferências. Atualmente, o Lumia 900 está disponível apenas nos Estados Unidos, mas a Nokia anunciou hoje que ele deve chegar a outros mercados nos próximos meses.

Asha ganha mais três modelos

A Nokia também anunciou três novos celulares da linha Asha, smartphones equipados com sistema Symbian e mais populares em mercados emergentes, como Brasil, China e Índia. Os modelos 202 e 203 têm tela sensível ao toque e vêm com 40 jogos da Electronic Arts, incluindo "Need for Speed", "Tetris" e "The Sims". Os jogos não vêm embutidos nos aparelhos, mas podem ser baixados gratuitamente até 60 dias após a compra. Ambos os aparelhos devem ser lançados no segundo semestre por 60 euros na Europa.

Novo modelo da linha Asha permite integração com contas de e-mail do Outlook
ig
Novo modelo da linha Asha permite integração com contas de e-mail do Outlook

O terceiro novo modelo da linha Asha é o 302. Ele é o primeiro aparelho da linha Asha a ter suporte para a plataforma de e-mail Exchange, da Microsoft, muito usado em empresas. Isso permite que o Asha 302 seja integrado a contas de Outlook. O aparelho deve chegar à Europa nos próximos meses por 95 euros.

Aposta em serviços

Além de mostrar novos aparelhos, a Nokia aproveitou a coletiva para promover seus serviços. Voltado principalmente para países africanos, o Nokia Life é um serviço baseado em SMS com conteúdo de educação e relacionado a atividades rurais. Já o novo Nokia Transport oferece informações sobre horários de ônibus e metrô em mais de 500 cidades do mundo todo.

*O jornalista viajou à Barcelona a convite da Nokia.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.