iG - Internet Group

iBest

brTurbo

NotíciasÚltimo Segundo

05/11 - 14:33hs

10 dicas para turbinar o uso do Facebook
Conheça as dicas do iG para explorar ao máximo todos os recursos da rede social mais usada em todo o mundo

Claudia Tozetto, iG São Paulo

Dica #1 – Esconda-se dos contatos “chatos” no chat
Fique offline somente para alguns contatos para evitar os amigos “chatos”. A mudança é simples: inicie o chat, localizado no canto inferior direito da página. Clique em “Lista de amigos”, depois digite o nome da nova lista no campo em branco. Pode ser “Bloqueados”, por exemplo.

Reprodução

Com a lista criada, basta arrastar os contatos indesejados até ela. O usuário também pode clicar no link “Editar” (ao lado do nome da lista) e selecionar os contatos que integrarão a lista. Depois, basta clicar no ícone que mostra aos amigos se o usuário está conectado ou não. Ele fica no final da linha do nome da lista. A partir daí, todos os contatos da sua lista o encontrarão na lista, mas os amigos da lista “Bloqueados” não lhe enxergarão.

Dica #2 – Publique fotos no Facebook por e-mail
Um recurso simples do Facebook ajuda o usuário a compartilhar fotos na hora que quiser. A rede social fornece um e-mail exclusivo do seu perfil, que permite enviar fotos, vídeos ou atualizar seu status de qualquer dispositivo conectado à internet. Para criar o seu e-mail, acesse o link “Configurações de conta” na página inicial do Facebook e, em seguida, clique na aba “Celular”. Lá existe um link para o Facebook Móvel, página que concentra todos os recursos de mobilidade da rede social.

O usuário deve clicar sobre a mensagem “Enviar por e-mail” para visualizar o endereço de e-mail exclusivo de seu perfil. A partir de então, basta enviar arquivos de fotos e vídeos para este e-mail. Eles serão automaticamente publicados no perfil. O Facebook ainda notifica o usuário por e-mail sobre o conteúdo publicado.

Dica #3 – Baixe informações e fotos do perfil
Usuários do navegador Firefox, da Mozilla, podem instalar um complemento que permite baixar fotos de álbuns públicos do Facebook. Ele se chama FacePad (Facebook Photo Album Downloader) e pode ser baixado por meio do próprio navegador: vá até a aba “Ferramentas” e depois em “Complementos”. Localize o FacePad na opção “Adicionar” e clique em “Instalar”. Será necessário reiniciar o Firefox para finalizar a instalação.

Baixe o FacePad no Superdownloads

Reprodução

Para baixar as fotos, selecione o álbum desejado com botão direito do mouse. Selecione a opção “Download album with FacePad”. O navegador baixa álbuns de qualquer perfil do Facebook automaticamente. O Facebook também lançou um recurso oficial que permite que os usuários façam download de todo o conteúdo do perfil em um arquivo único em HTML. Ele permite que o usuário navegue pelas informações offline.

Dica #4 – Compartilhe documentos com amigos
Nem toda a informação que os internautas desejam compartilhar com os amigos está na web, mas muitas delas estão em arquivos de texto, planilhas ou apresentações. Enviar este tipo de material por meio de redes sociais se tornou uma boa alternativa ao e-mail. No Facebook, é necessário instalar aplicativos para criar, editar e compartilhar documentos com os amigos.

Reprodução,/font>

O mais conhecido entre eles é o Docs (em inglês), criado pelo laboratório Fuse Labs, da Microsoft. Na página do aplicativo, clique em “Ir para o aplicativo”. A página inicial mostra três abas para navegar: “My Docs” que mostra os documentos já armazenados; “Friends’ Docs”, que lista os documentos compartilhados por amigos; e “Add a doc”, que permite criar ou fazer upload de um novo documento. O aplicativo só aceita arquivos do Office ou PDFs.

Para compartilhar um arquivo, clique em “Upload a doc”. Na nova janela, o internauta verá uma caixa chamada “Choose a doc”. Arraste e solte um arquivo de qualquer pasta de seu computador. Nessa janela, é possível também adicionar palavras-chave (tags) aos documentos e definir o nível de privacidade entre “Individual friends” (Amigos específicos), “All my friends” (Todos os meus amigos), “Everyone” (Todos), ou “Only me” (Apenas eu).

Nas configurações avançadas o usuário define se os amigos poderão fazer download do arquivo, entre outras opções. Ao final, clique em “Upload” e o arquivo constará na lista “My Docs”.

Dica #5 – Bloqueie suas atualizações para alguns usuários
Pouca gente sabe, mas além das configurações padrão de privacidade da rede social, que possui três níveis (Todos, Somente amigos ou Amigos de amigos), é possível liberar ou proibir o acesso às suas atualizações para cada amigo. O recurso é útil ao compartilhar informações pessoais, mas sem que os amigos do trabalho, por exemplo, as acessem.

Para isso, basta clicar na aba “Conta” e depois em “Configurações de Privacidade”. Na primeira opção da lista, chamada “Publicações enviadas por mim”, o usuário deve clicar na lista de opções e depois em “Personalizar”. O site abre uma nova janela que permite mostrar ou esconder atualizações para pessoas específicas. Selecione os nomes escolhidos e clique em “Salvar configuração”.

Dica #6 – Integre seu perfil com outras redes sociais
Em geral, quem tem perfil no Facebook também usa outras redes sociais, como Orkut e Twitter. Integre todas para perder menos tempo com as atualizações.

Twitter – Existe um aplicativo oficial do Twitter para o Facebook. Ao publicar uma mensagem nova no Twitter, este programa usa a mesma mensagem para atualizar o seu status no Facebook. Depois de localizar o aplicativo por meio do “Diretório de aplicativos”, clique em “Ir para o aplicativo”. Clique em “Allow” para permitir que as redes sociais troquem suas informações pessoais. Ao final, as duas contas estarão conectadas.

Orkut – É possível interligar o Facebook com o Orkut e, com isso, publicar automaticamente suas atualizações de status nas duas redes sociais. Para isso, é necessário acessar o link oficial no Facebook. O usuário é redirecionado para uma página onde deve conceder acesso ao Orkut, necessário para enviar as mensagens. O serviço, porém, ainda não está 100% pronto no Brasil.

Foursquare – Quem usa essa rede social pode compartilhar sua localização com os amigos do Facebook. Para isso, vá até a aba “Settings” no Foursquare e role a página até a opção “Linked Accounts”. Nela, o usuário deve informar o seu perfil no Facebook e configurar quais informações serão compartilhadas (check-ins, prefeituras e medalhas conquistadas). As opções estão em inglês.

Dica #7 – Elimine aplicativos pouco usados da página inicial
Ao acessar o Facebook pela primeira vez, o ímpeto é de adicionar todos os aplicativos interessantes. Alguns meses depois, no entanto, grande parte dos aplicativos fica na página inicial sem serem usados. Essa é hora de fazer uma faxina na barra lateral.

Reprodução

Depois que o Facebook lançou a nova política de privacidade do site, em maio de 2010, ficou mais fácil remover os aplicativos da página inicial. Acesse a aba “Conta” e clique em “Configurações de privacidade”. Clique no link “Aplicativos e sites” e, na área “Aplicativos que você usa”, pressione “Editar configurações” para ver uma lista de todos os aplicativos já adicionados. Do lado oposto do símbolo de cada um deles, há um link “Editar” e um símbolo “X”. Clique no último e o aplicativo será removido imediatamente. É preciso repetir o processo para cada aplicativo.

Dica #8 – Sincronize as fotos do Facebook com contatos do Outlook
Quem usa computadores com Windows pode sincronizar as fotos dos amigos do Facebook com os contatos do Outlook 2003, 2007 e 2010. O Social Connector permite visualizar as atualizações dos amigos na rede social e atualizar seu perfil no Facebook, LinkedIn, MySpace e Messenger direto do Outlook.

Reprodução

Para isso, é necessário baixar o Social Connector para cada rede social. Acesse a aba “Visualizar” no Outlook e clique em “Página das pessoas”. Abaixo dos e-mails do contato, há um box com as informações e atualizações daquele contato nas redes sociais. Clique em “Adicionar” abaixo da foto do contato e, numa nova janela, o usuário deve clicar em “Ver redes sociais disponíveis”.

O Outlook iniciará o navegador e redirecionará o usuário para uma página com os complementos de todas as redes sociais que já se conectam com o Outlook. Para instalar o complemento do Facebook, basta clicar sobre seu logotipo. É preciso reiniciar o Outlook, mas o processo ainda não terminou. Na janela da função “Adicionar”, o usuário deve selecionar a caixa ao lado da rede social instalada. O Outlook pedirá que ele informe o login e senha para acessar o Facebook. Finalizado o processo, será possível ver a foto do Facebook e as atualizações de todos os seus contatos.

Dica #9 – Compartilhe textos publicados no Tumblr
O serviço de blog Tumblr também permite publicar os links dos textos postados direto no mural do Facebook. Para isso, acesse a aba “Directory” do blog e depois, “Customize”. No topo da página, o usuário verá a aba “Services” e, ao clicar nela, todas as configurações de compartilmento do site.

Em “Facebook”, clique em “Setup” e permita que o site troque informações com a rede social. O Facebook pedirá que o internauta insira o endereço de seu blog no Tumblr para que ele importe as mensagens.

Dica #10 – Troque a foto do seu perfil por um vídeo
Um novo serviço permite adicionar um vídeo a foto do perfil no Facebook, o Vanityvid. Somente quem usa o navegador Google Chrome pode utilizar a ferramenta, porque é necessário instalar um complemento. Para utilizar o serviço, faça login com sua conta no Facebook ou Twitter.

Reprodução

Depois do login, faça upload do vídeo desejado no Vanityvid. É possível gravar o vídeo na hora por meio de uma webcam, enviar o vídeo por e-mail ou localizar o arquivo no computador. O usuário seleciona o trecho do vídeo que quer exibir no Facebook no próprio site do serviço. Basta acessar a aba “Vids” e clicar no símbolo correspondente às configurações.

Para associar o vídeo à imagem no perfil do Facebook, clique na primeira opção da aba “Vids”. Na janela “Attach profiles”, basta clicar no nome do usuário que tem o perfil no Facebook. Vale lembrar que o vídeo só aparece quando os amigos clicarem na foto do perfil do usuário.

Siga o iG Tecnologia no Twitter Siga o iG Tecnologia no Twitter


? Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias