Aparelho pode ter tela com maior resolução e chip mais rápido

A Apple apresentará nesta quarta-feira (7), às 15 horas (horário de Brasília), uma nova versão de seu tablet iPad. O aparelho é um dos maiores sucessos da empresa. Até hoje, a Apple já vendeu mais de 50 milhões de unidades, incluindo os modelos iPad e iPad 2.

Qual o recurso mais esperado do novo iPad? Opine no fórum!

A Apple nunca confirma ou nega boatos em relação a seus produtos, mas sites internacionais especializados em tecnologia vêm publicando uma série de possíveis recursos do novo aparelho. A seguir, você confere as possíveis novidades.

Nome

Muitos sites têm se referido ao novo produto como iPad 3. Mas o nome do próximo aparelho pode ser iPad HD. Segundo o site Cnet, o nome seria uma forma de enfatizar o maior atrativo do novo iPad , uma tela com maior resolução.

Convite do evento do novo iPad: aparelho é um dos sucessos da Apple
Reprodução
Convite do evento do novo iPad: aparelho é um dos sucessos da Apple
Tela

São fortes os rumores de que o novo iPad teria uma tela com resolução de 2.048 x 1.536 pixels, o dobro da resolução do iPad 2.

Com esta resolução, a tela poderia ser qualificada como Retina Display, termo usado pela Apple para telas com altíssima resolução. Os smartphones iPhone 4 e iPhone 4S têm telas qualificadas como Retina Display.

Sistema operacional

Analisando os sistemas usados pelos internautas que visitam seu site, a equipe do site de tecnologia Ars Technica detectou que alguns visitantes usavam um sistema identificado por "OS 6_0 like Mac OS X".

Rastreando o endereço IP dos usuários, a equipe do Ars descobriu que eles estavam na área da sede da Apple. Por isso, o site especula que uma nova versão do iOS pode ser apresentada amanhã.

Versão menor

Alguns sites especulam que a Apple poderia lançar uma versão menor do iPad, com tela de 7 polegadas. Seria uma resposta ao Kindle Fire, tablet da Amazon que tem sido um sucesso de vendas nos Estados Unidos . Um iPad menor, entretanto, seria uma grande surpresa. Steve Jobs disse várias vezes que não acreditava no formato de 7 polegadas para tablets .

Processador

Alguns sites especulam que o novo iPad teria um processador de quatro núcleos, possivelmente chamado de A6. O iPad 2 tem um processador de dois núcleos, o A5. No final do ano passado, a Asus lançou o primeiro tablet com um processador de quatro núcleos, o Transformer Prime . Ele vem com chip Tegra 3 de 1,3 GHz.

Outros rumores, entretanto, dão conta de que o novo iPad teria apenas uma versão aprimorada do atual chip A5. O novo chip também teria dois núcleos e seria chamado de A5X.

Câmera

Circulam rumores de que o novo iPad teria uma câmera traseira (usada para fotos) de 8 megapixels, similar à do iPhone 4S. O atual iPad 2 tem uma câmera de menos de 1 megapixel.

Redes 4G

Há rumores de que o novo iPad teria suporte para redes 4G do padrão LTE. O padrão LTE já funciona em alguns países europeus, asiáticos e nos Estados Unidos. No Brasil, ainda não há previsão para que a tecnologia 4G comece a funcionar. O governo quer que as redes 4G entrem em funcionamento antes da Copa de 2014 . O leilão das frequências usadas em redes 4G deve ocorrer até maio deste ano.

Apple TV

Alguns sites especulam que a Apple aproveitaria o evento do iPad para anunciar uma nova versão da Apple TV, equipamento que permite alugar filmes e seriados a partir de aparelhos de TV. A última versão do produto foi lançada no fim de 2010. A Apple TV começou a ser vendida no Brasil no fim de 2011 .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.