Um trojan foi identificado em 17 diferentes aplicativos que podem estar no seu celular . Alguns malwares podem entrar no seu smartphone através de aplicativos e programas, aparentemente inofensivos, que você instalou voluntariamente.
De acordo com pesquisadores da Wandera, empresa que desenvolve soluções de segurança móvel , existem 17 aplicativos atualmente listados na App Store da Apple que contêm esse trojan . Especificamente, são chamados de 'trojan-clicker', e se comunicam com um servidor que simula interações dos usuários, fazendo com que os invasores coletem ilegalmente receitas de publicidade.
Leia também: Conheça 6 golpes que podem te fazer perder dinheiro e saiba como evitá-los
Você viu?
O malware é tecnicamente chamado de adware , porque parece que você visualizou um anúncio. Ele é um grande problema para empresas, já que os invasores podem estar mirando uma concorrente para aumentar artificialmente seu orçamento em publicidade.
Os pesquisadores encontraram um caso no qual o usuário acabou assinando serviços online caro s depois de instalar um dos aplicativos . O trojan pode abrir e fechar páginas na internet e entrar em links sem a permissão do usuário.
Esses são os 17 aplicativos infectados:
- RTO Vehicle Information
- EMI Calculator & Loan Planner
- File Manager – Documents
- Smart GPS Speedometer
- CrickOne – Live Cricket Scores
- Daily Fitness – Yoga Poses
- FM Radio PRO – Internet Radio
- My Train Info – IRCTC & PNR
- Around Me Place Finder
- Easy Contacts Backup Manage
- Ramadan Times 2019 Pro
- Restaurant Finder – Find Food
- BMI Calculator PRO – BMR Calc
- Dual Accounts Pro
- Video Editor – Mute Video
- Islamic World PRO – Qibla
- Smart Video Compressor
Leia também: Hackers podem controlar smartphones Android; veja se o seu está na lista
Os aplicativos vêm de diferentes países, mas todos levam ao mesmo desenvolvedor : AppAspect Technologies Pvt. Ltd. na Índia .
Mesmo que você já tenha desisntalado alguns desses apps , é recomendável que você cheque seu extrato bancário para garantir que nenhum valor, decorrente de assinaturas feitas pelo trojan sem sua permissão, está sendo cobrado.