Olhar Digital

Facebook bane movimento QAnon
iStock
Facebook bane movimento QAnon

O Facebook anunciou nesta terça-feira (6) que está banindo completamente de sua rede social e do Instagram "páginas, grupos e contas" representando o QAnon , um "movimento social militarizado" baseado em teorias da conspiração que vem ganhando força nos EUA e em outros países.

Segundo a empresa, serão removidas "páginas, grupos e contas no Instagram representando o QAnon, mesmo que não tenham conteúdo violento". Posts individuais relacionados ao movimento e suas crenças ainda serão permitidos.

A medida representa um endurecimento de uma política iniciada em agosto deste ano, que removia páginas, grupos e contas associadas ao movimento caso discutissem violência em potencial, e impunha uma série de restrições para limitar o alcance do conteúdo.

O Facebook lembra que grupos e contas do Instagram que representam um movimento social militarizado já são proibidas, e afirma que irá continuar a desabilitar os perfis de administradores responsáveis por páginas e grupos removidos por violar esta política.

O QAnon é um movimento baseado em uma colcha de retalhos de teorias que parece um roteiro mal-escrito de um filme B. O mundo seria secretamente governado por uma camarilha de satanistas pedófilos, entre eles membros do Partido Democrata dos EUA, como a Senadora Hillary Clinton, que além da política também controlam a mídia e Hollywood.

Você viu?

O Presidente dos EUA, Donald Trump, teria sido eleito como um "salvador" para acabar com o domínio do mal, e irá liderar os membros do QAnon em um evento conhecido como "a tempestade", onde membros da camarilha serão presos e os militares assumirão, de forma violenta, o governo dos EUA.

No meio de toda esta salada estão referências a simbolos e idéias associadas a movimentos fascistas e racistas. O movimento foi classificado pelo FBI como uma ameaça terrorista doméstica, o que não impediu que ganhasse força nos EUA e até mesmo no Brasil.

O próprio Donald Trump já reuitou ou mencionou conteúdo de contas associadas ao movimento centenas de vezes, assim como jornalistas da Fox News como Sean Hannity e outras personalidades.

De acordo com o Facebook , além de glorificar e estimular a violência, contas associadas ao QAnon foram ligadas a outras formas de danos no mundo real, como quando começaram a alegar que os incêndios florestais na costa leste dos EUA tinham sido causados por grupos anti-fascistas ("antifa"), que estavam se preparando para saquear casas evacuadas.

Isso forçou as autoridades a dividir sua atenção entre combater a desinformação para acalmar o público e lutar contra as chamas.

"Além disso, as mensagens do QAnon mudam muito rapidamente, e vemos redes de apoiadores ganhando uma audiência com uma mensagem e rapidamente mudando para outra. Esperamos combater isso de forma mais efetiva com essa atualização, que reforça e expande nossas medidas contra movimentos baseados em teorias da conspiração", diz o Facebook .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!